Notícia

Monte Verde registra -4.5°C, a menor temperatura do distrito em 17 anos

O recorde do ano ainda é a mínima de -5°C, registrada em Maria da Fé. Veja fotos da geada na região.

Magson Gomes / 30 julho 2021

Turistas registram a geada em Monte Verde. Foto: Nelson Pacheco

A nova onda de frio intenso derrubou a temperatura mínima para -4.5°C em Monte Verde, nesta sexta-feira (30). Foi a menor temperatura de Minas Gerais hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Ainda de acordo com o Inmet, essa é a menor temperatura registrada no distrito de Camanducaia, Sul de Minas, nos últimos 17 anos.

O Inmet instalou a estação no distrito turístico em 2004. De lá para cá, não houve registro de mínima inferior a de hoje. A mais baixa, até então, havia sido em agosto de 2011, quando os termômetros marcaram -3.6°C

A temperatura de hoje é a segunda mais baixa do ano nas estações do Inmet. O recorde de 2021 foi de -5°C, em Maria da Fé. Nesta sexta, a cidade marcou -3.5°C.

Ainda segundo o Inmet, o ápice dessa nova onda de frio ocorreu nesta sexta-feira, devido a passagem de uma massa de ar polar. Os próximos dias ainda terão temperaturas negativas e com geadas. Mas, a temperatura mínima deve voltar a subir, gradativamente. Como ainda é inverno, novos episódios de frio intenso poderão ocorrer.

Geada em Monte Verde nesta sexta (30). Foto: Nelson Pacheco

Delfim Moreira com -9.3°C

Na estação meteorológica particular, instalada no bairro do Charco, em Delfim Moreira, a mínima foi de -9.3°C. O equipamento não faz parte da rede de monitoramento do Inmet e está localizada, estrategicamente, numa altitude de 1.712 metros, o que seria o ponto mais frio da Serra da Mantiqueira.

Estação marcou -9.3°C na altitude de Delfim Moreira. Foto: Gabriel Cardoso

Gelo se forma na estrada do bairro do Charco, em Delfim Moreira. Foto: Gabriel Cardoso

Frio em Pouso Alegre e região

O frio foi intenso em toda a região do Sul de Minas, com temperaturas abaixo dos 5°C na maioria das cidades, e com registros negativos em municípios fora da Serra da Mantiqueira. Houve formação de geada em várias áreas.

Em Pouso Alegre a mínima foi de -1°C em alguns pontos da cidade e bairros rurais. Nossa reportagem saiu bem cedinho para mostrar geada no Parque Municipal e falar com quem saiu de casa nas primeiras horas do dia.

Pouso Alegre – Bairro São Sebastião do Pantaninho – Foto: Thamires Mayara Pereira

Pouso Alegre – Bairro São Sebastião do Pantaninho – Foto: Thamires Mayara Pereira

 

Mais Lidas