Notícia

Prefeitura de Itanhandu oferece vagas em hotel para moradores de rua devido ao frio intenso

Com previsão de temperaturas negativas nos próximos dias, Itanhandu não tinha mais vagas no albergue municipal

Magson Gomes / 29 julho 2021

Os alertas de frio extremo, com possibilidade de geadas, foram emitidos pelo Inmet a órgãos municipais das regiões que estão sob a influência do fenômeno. A Defesa Civil também fez alertas para que medidas de proteção sejam adotadas nos municípios para proteção de pessoas em situação de rua, idosos e crianças.

Prefeituras do Sul de Minas anunciaram que vão aumentar a busca ativa por pessoas em situação de rua para serem levadas para os abrigos municipais.

A prefeitura de Itanhandu publicou em seu site e nas redes sociais que está oferecendo hospedagem para os moradores de um em um hotel da cidade. O comunicado alerta que o frio intenso, com temperaturas entre 5°C e -5°C pode seguir até o dia 04 de agosto.

“Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estará oferecendo hospedagem gratuita às pessoas em situação de rua, de forma emergencial. A partir das 19 horas desta noite 28/07, as pessoas que estão dormindo na rua poderão procurar o Hotel Casarão para se abrigarem”, afirma.

Ápice da nova onda de frio em Minas será nesta sexta, com previsão de -4°C

Geada em Maria da Fé 20/07/21. Foto: William Siqueira

A nova onda de frio intenso chegou em Minas Gerais. E as temperaturas ainda vão cair mais um tanto. Nesta quinta-feira (29), a menor temperatura do estado foi de -1.4°C, registrada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Sul de Minas, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Não houve confirmações de geada nessa primeira manhã da passagem da massa de ar polar. O motivo é o tempo ainda úmido, da passagem da frente fria que trouxe pequena quantidade de chuva, e o vento forte.

De acordo com a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, a madrugada de sexta-feira (30) terá o auge de rio desse novo episódio. A mínima prevista para as localidades como Maria da Fé e Monte Verde, ambas na Serra da Mantiqueira, será de -4°C.

As condições do tempo, de céu limpo e menos vento, torna possível a formação de geada em diversas áreas, até mesmo em municípios que atingirem temperaturas próximo dos 5°C. (Veja lista abaixo de mais de 150 cidades onde poderá ocorrer geada de moderada a forte, segundo a Defesa Civil do estado).

A meteorologista do Inmet, afirma que esse novo episódio de frio chegou com intensidade moderada a forte. “Algo nos moldes do que aconteceu no último dia 20 de julho”, aponta Anete.

Na semana passada, a mínima no Sul de Minas, medida nas estações do Inmet, foi de -5°C, em Maria da Fé. Houve registro de -10°C em estação meteorológica particular em ponto isolado da Serra da Mantiqueira, em Delfim Moreira.

O secretário de Turismo e um amigo mostram o gelo que se formou nas bexigas. Atrás, o branco da geada. Foto: reprodução

A nova onda de frio chegou de maneira diferente à da semana passada. Primeiro veio uma frente fria, trazendo umidade e pouca quantidade de chuva. “Com o avanço da frente fria, a massa de ar frio veio na retaguarda, fazendo com que as temperaturas continuassem declinando”, explica Anete Fernandes.

O frio intenso dessa sexta irá atingir toda a região do Sul de Minas, Campo das Vertentes, Sudoeste Mineiro até parte do Triângulo. A queda brusca das temperaturas também chega a outras partes do estado, incluindo a região central.

Prejuízos na agricultura

Os agricultores do Sul de Minas contabilizam prejuízos provocados pelas geadas da semana passada. A nova onda de frio poderá ampliar os danos causados nas lavouras. O engenheiro agrônomo da Emater, Orlando Régis, fala o que os agricultores podem fazer para tentar evitar tantos estragos.

“O que o produtor pode fazer é a proteção de sua lavoura, que pode ser de maneira física, com a construção de túneis ou estufas, que já existem no mercado. Outra opção é usar tambor para produção de calor, colando fogo em pó de serragem e espalhando pela área de cultivo, evitando a formação de geada nesses locais”, explica o agrônomo.

O extremo Sul de Minas a grande produção de morango e hortaliças. Outra parte da região tem as vastas plantações de café e frutas. São milhares de produtores ainda contabilizando os prejuízos das geadas da semana passada.

Geadas até segunda-feira, dia 02

A expectativa, segundo o Inmet, que as geadas ocorram no Sul de Minas até a próxima segunda-feira (02/08). As temperaturas mínimas começam a subir já no sábado (31), quando ainda está previsto -1°C na região.

Nesta semana, a Defesa Civil de Minas Gerais divulgou alerta de que mais de 150 municípios, sendo a maioria do Sul de Minas, serão afetados com temperaturas mínimas negativas, com geada de moderada a forte intensidade:

Aguanil
Aiuruoca
Alagoa
Albertina
Alfenas
Alterosa
Andradas
Andrelândia
Antônio Carlos
Arantina
Areado
Baependi
Bandeira do Sul
Barbacena
Barroso
Belmiro Braga
Bias Fortes
Boa Esperança
Bocaina de Minas
Bom Jardim de Minas
Bom Repouso
Bom Sucesso
Borda da Mata
Botelhos
Brazópolis
Bueno Brandão
Cabo Verde
Cachoeira de Minas
Caldas
Camanducaia
Cambuí
Cambuquira
Campanha
Campestre
Campo Belo
Campo do Meio
Campos Gerais
Cana Verde
Carandaí
Careaçu
Carmo da Cachoeira
Carmo de Minas
Carrancas
Carvalhópolis
Carvalhos
Caxambu
Conceição da Barra de Minas
Madre de Deus de Minas
Maria da Fé
Conceição das Pedras
Conceição do Rio Verde
Conceição dos Ouros
Congonhal
Consolação
Coqueiral
Cordislândia
Coronel Xavier Chaves
Córrego do Bom Jesus
Cristina
Cruzília
Delfim Moreira
Divisa Nova
Dom Viçoso
Dores de Campos
Elói Mendes
Espírito Santo do
Dourado
Estiva
Ewbank da Câmara
Extrema
Fama
Gonçalves
Guaxupé
Heliodora
Ibertioga
Ibitiúra de Minas
Ibituruna
Ijaci
Inconfidentes
Ingaí
Ipuiúna
Itajubá
Itamonte
Itanhandu
Itapeva
Itumirim
Itutinga
Jacutinga
Jesuânia
Juiz de Fora
Juruaia
Lagoa Dourada
Lambari
Lavras
Liberdade
Lima Duarte
Luminárias
Machado
Marmelópolis
Minduri
Monsenhor Paulo
Monte Belo
Monte Sião
Munhoz
Muzambinho
Natércia
Nazareno
Nepomuceno
Olaria
Olímpio Noronha
Ouro Fino
Paraguaçu
Paraisópolis
Passa Quatro
Passa Vinte
Pedralva
Pedro Teixeira
Perdões
Piedade do Rio Grande
Piranguçu
Piranguinho
Poço Fundo
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Pouso Alto
Prados
Resende Costa
Ressaquinha
Ribeirão Vermelho
Rio Preto
Ritápolis
Santa Bárbara do Monte Verde
Santa Cruz de Minas
Santa Rita de Caldas
Santa Rita do Ibitipoca
Santa Rita do Jacutinga
Santa Rita do Sapucaí
Santana da Vargem
Santana do Garambéu
Santo Antônio do Amparo
Santos Dumont
São Bento Abade
São Gonçalo do Sapucaí
São João da Mata
São João del Rei
São José do Alegre
São Lourenço
São Sebastião da Bela Vista
São Sebastião do Rio Verde
São Tiago
São Tomé das Letras
São Vicente de Minas
Sapucaí-Mirim
Senador Amaral
Senador José Bento
Seritinga
Serrania
Serranos
Silvianópolis
Soledade de Minas
Tiradentes
Tocos do Moji
Toledo
Três Corações
Três Pontas
Turvolândia
Varginha
Virgínia
Wenceslau Braz

Mais Lidas