Meteorologista do Inmet explica novo episódio de frio para o Sul de Minas
Anete Fernandes afirma que episódio será de moderado a forte, podendo ampliar os danos causados nas lavouras com as geadas.
Magson Gomes / 27 julho 2021Anete Fernandes afirma que episódio será de moderado a forte, podendo ampliar os danos causados nas lavouras com as geadas.
Magson Gomes / 27 julho 2021O Brasil inteiro comenta: Uma nova onda de frio intenso vai atingir diversas regiões do país nesta semana. Houve até ‘notícias’ de que seria o frio mais intenso do século. Para explicar mais essa frente fria, seguida de uma massa de ar polar, o Mandu News entrevistou a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes. VEJA A ENTREVISTA ABAIXO!
A especialista afirma que trata-se de mais um episódio de frio, com intensidade moderada a forte. “Algo nos moldes do que aconteceu no último dia 20 de julho”, aponta Anete. Na semana passada, a mínima no Sul de Minas, medida nas estações do Inmet, foi de -5°C, em Maria da Fé. Houve registro de -10°C em estação meteorológica particular em ponto isolado da Serra da Mantiqueira, em Delfim Moreira.
A meteorologista do Inmet explica que essa nova onda de frio ocorre de maneira diferente à da semana passada porque ela vem na retaguarda de uma frente fria que traz umidade e deve provocar chuva na quarta à tarde e na quinta pela manhã no Sul de Minas.
“Então, de quarta para quinta-feira já cai a temperatura máxima, com o aumento da nebulosidade e nós podemos ter chuva. Na quinta a temperatura mínima na Serra da Mantiqueira já poderá chegar a -2°C. No entanto, a alta umidade impede a formação de geada. Com o avanço da frente fria, a massa de ar frio que vem na retaguarda faz com que as temperaturas continuem declinando”, explica.
A expectativa é que a madrugada de sexta-feira (30), segundo a Anete Fernandes, a mínima na região da Serra da Mantiqueira seja de -5°C, como ocorreu na semana passada, e com formação de forte geada. O frio intenso irá atingir toda a região do Sul de Minas, Campo das Vertentes, Sudoeste Mineiro até parte do Triângulo. Por isso, o Inmet emitiu o alerta para outros órgãos, para que medidas de proteção sejam adotadas nos municípios.
Prejuízos na agricultura
Os agricultores do Sul de Minas contabilizam prejuízos provocados pelas geadas da semana passada. A nova onda de frio poderá ampliar os danos causados nas lavouras. O Inmet pede que as autoridades acompanhem a evolução da chegada desse novo episódio de frio intenso. Os alertas divulgados pelo órgão servem para as autoridades municipais possam se preparar para dar o respaldo que a população precisa.
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA:
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu