Notícia

Movimento pede vacina contra Covid-19 para todas as lactantes

'Lactantes pela Vacina' objetiva incluir todas as mulheres que amamentam, sem limitar a idade do filho, no grupo prioritário da imunização.

Gabriella Starneck / 25 junho 2021

O momento tão aguardado por muitas mães chegou. Nesta sexta-feira (25), Pouso alegre começou a vacinar lactantes com filhos de até seis meses de vida contra a Covid-19. Uma dose de esperança em dobro, já que uma vez imunizada, a mãe têm chances de passar anticorpos para o bebê por meio da amamentação.

“É um momento muito esperado, né?! Ontem eu falei que não conseguia nem dormir de ansiedade. Porque eu acredito muito no poder do leite materno. Então acredito que agora eu estou me imunizando e, de certa forma, imunizando meu filho. Todas as pesquisas que foram feitas são muito positivas nesse sentido. Então estou bem animada, bem feliz por isso”, afirma Andrea Sales, mãe de Lucas Francisco (3 meses).

No caso da Camila de Oliveira, essa dose de esperança é tripla. Mãe dos gêmeos Teo e Gael, de apenas dois meses, hoje ele recebeu a primeira dose da vacina. “Um momento muito esperado por todos. Espero imunizar eles, eu, pra gente poder ter uma vida mais sossegada. Porque a preocupação da gente é mais com eles, né?!”, diz.

Pouso Alegre vacina lactantes de até seis meses. Foto: Terra do Mandu

‘Lactantes pela Vacina’

Estudos científicos mostram que a amamentação pode ajudar a prevenir a Covid-19 em bebês. Porém, hoje a vacinação é destinada apenas às lactantes de até seis meses em Pouso Alegre. Diante disso, o movimento ‘Lactantes pela Vacina’ objetiva incluir todas as mulheres que amamentam no grupo prioritário da imunização.

“A campanha vem pedir as autoridades que incluam lactantes, sem limite de idade do filho, no grupo de prioridade para vacinação da Covid-19. Já existem vários estudos científicos no Brasil e no exterior que comprovam que a mãe que toma a vacina ela passa anticorpos através do leite materno. Então a gente está falando de uma vacina que imuniza a mãe e seus filhos”, explica a integrante do movimento, Mariana Sampaio.

Movimento pede vacina contra Covid-19 para todas as lactantes. Foto: Terra do Mandu

A integrante do movimento contou que nessa semana foi apresentada na Câmara Municipal de Pouso Alegre uma petição para inclusão de todas as lactantes no grupo prioritário. A população pode assinar esse abaixo assinado de forma online neste link. Além disso, um projeto com essa mesma temática também tramita no Senado.

“Já existe um projeto de lei rodando no senado, para isso ser no âmbito nacional. Mas, por enquanto, ainda está dependendo dos estados, e, acima de tudo, da autonomia das prefeituras que podem incluir esse grupo nos seus programas de vacinação”, afirma Mariana Sampaio.

Nesta quinta-feira (25), o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), afirmou que o município apenas segue o plano de imunização. “Não foi o prefeito, não foi a secretária que definiu qual a idade das lactantes. Quem definiu isso foi o Governo do Estado de Minas Gerais”, disse Rafael Simões em vídeo divulgado pela prefeitura.

Mais Lidas