Notícia

Câmara de Pouso Alegre cria dia para lembrar as vítimas da Covid-19

Data será 05 de abril, dia que a cidade registrou a primeira morte pelo coronavírus.

Magson Gomes / 23 junho 2021

Os vereadores de Pouso Alegre aprovaram, durante a reunião desta terça-feira (22), o projeto de lei que que institui o “Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19” no calendário oficial do município. A proposta é do vereador Reverendo Dionísio Pereira (DEM).

O dia escolhido para lembrar todas as pessoas que morreram em decorrência da pandemia do coronavírus no município é o 05 de abril. Foi exatamente no dia 05 de abril de 2020 que Pouso Alegre registrou a primeira morte de um morador por Covid-19.

O primeiro paciente que não resistiu às complicações do vírus na cidade foi o vendedor José Raimundo Tadini, de 78 anos. Ele ficou internado 10 dias no Hospital das Clínicas Samuel Libânio e faleceu na noite de domingo, três dias após receber o diagnóstico da doença.

De lá para cá, as mortes só aumentaram. De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura ontem, com os dados do final de semana e segunda-feira (21), Pouso Alegre registrou mais quatro óbitos, chegando a um total de 391 vítimas desde aquele 05 de abril de 2020.

Em todo o ano passado, foram 80 mortes. Já em 2021, principalmente a partir de março, com a segunda onda da doença, houve um aumento na quantidade de pessoas que deixaram seus familiares e amigos de luto.

Segundo o vereador autor da criação do dia de homenagem às vítimas, “a data também pretende não deixar cair no esquecimento os momentos de dor, medo e incertezas que a pandemia provocou em todos. Enfatizando a importância da manutenção, difusão e valorização do sistema público e gratuito de saúde (SUS) do povo brasileiro, que foi fundamental para salvar muitas vidas no Município e em todo o Brasil”, afirmou o vereador Reverendo Dionísio.

O projeto de lei ainda será colocado em segunda votação, antes de seguir para a sanção do prefeito Rafael Simões (DEM).

Mais Lidas