Notícia

COVID: Estudo aponta tendência de diminuição de casos, internações e óbitos

Epidemiologista da Unifal que coordena a análise ressalta que números do Sul de Minas ainda são altos e chama atenção para as pessoas evitarem aglomerações com proximidade do Dia das Mães.

Magson Gomes / 01 maio 2021

Estudo da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que monitora os indicadores da pandemia da Covid-19 no Sul de Minas, trouxe uma informação positiva nessa semana. Há uma tripla tendência de diminuição nos índices da doença, conforme afirma o professor de epidemiologia, Sinézio Inácio da Silva Júnior, que coordena o projeto – VEJA NA ENTREVISTA ABAIXO. O estudo analisa os números de cada semana, comparando com as semanas anteriores.

Quase todos os municípios analisados apresentam queda no registro de novos casos, nas internações e nos óbitos em razão do novo coronavírus. De acordo com o professor, isso é reflexo do período da onda roxa. O epidemiologista afirma que o número de novos casos ainda é alto e somado ao ritmo lento da vacinação.

Segundo o estudo da Unifal, apenas a regional de Varginha mantém estabilidade em casos novos e tendência de crescimento de internações e óbitos. O ritmo do contágio diminuiu também entre os dez mais populosos municípios da região. Nenhum registra tendência de aumento de novos casos.

Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos, Itajubá e São Sebastião do Paraíso apresentam tendência de diminuição e estabilidade em Lavras, Alfenas, Três Corações e Três Pontas.

Em internações, apenas Lavras e Três Pontas apresentam crescimento e os demais tendência de queda. Em mortes, Pouso Alegre, Lavras, Itajubá e Alfenas têm tendência de queda, em estabilidade Varginha e crescimento em Poços de Caldas, Passos, Três Corações e São Sebastião do Paraíso.

Dados do último boletim em Pouso Alegre

Seguindo o ritmo de queda, Pouso Alegre confirmou uma morte e 96 novos casos da Covid-19 no último boletim epidemiológico divulgado neste sábado (01/05), com dados de quinta-feira (29). O município chegou a 294 mortes em razão do coronavírus, sendo 119 vítimas apenas no mês de abril, o mês mais mortal desde o início da pandemia.

Ocupação de leitos hospitalares

A ocupação de leitos clínicos está em 85%, com 79 pessoas internadas. Já os leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com a Covid seguem acima do limite, com 66 pessoas internadas, a ocupação é de 115%.

Vejas os detalhes do boletim:

reprodução prefeitura de Pouso Alegre.

Mais Lidas