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Monte Verde deve ter prejuízo de R$ 15 milhões durante onda roxa

Levantamento feito pela MOVE prevê impacto financeiro gerado pelo fechamento do comércio entre os dias 17 de março e 4 de abril. Agência desenvolve ações para minimizar as perdas.

Gabriella Starneck
30/03/2021

O fechamento do turismo e do comércio de Monte Verde, em razão da adesão à onda roxa, deve causar um prejuízo de aproximadamente R$ 15 milhões ao distrito de Camanducaia. O levantamento, realizado pela Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (MOVE), prevê o impacto financeiro entre os dias 17 de março e 4 de abril.

Para minimizar as perdas, a agência desenvolve ações para auxiliar os negócios locais, como um evento especial com dois meses de duração para estimular o turismo em Monte Verde. Com início em 11 de junho e encerramento em 14 de agosto, a programação engloba três festividades: “Amor nas Montanhas”, em comemoração ao Dia dos Namorados; “Inverno nas Montanhas”, referente ao período de alta temporada; e o “Festival Gastronômico”. O projeto, que passa por elaboração final, será realizado com recursos da Lei de Incentivo ao Turismo.

“Todas as nossas ações, desde o início da pandemia, têm sido respaldadas nas orientações das autoridades de saúde, não só para garantir a economia de Monte Verde, mas para mantermos nossos funcionários, moradores e visitantes seguros. Estamos a todo o tempo acompanhando os acontecimentos e pensando em alternativas para mitigar os danos, tanto quanto for possível”, afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

Outras ações

A MOVE  firmou parcerias para que os 140 associados – entre hotéis e pousadas, bares e restaurantes, agências de passeios e receptivos turísticos, comércio e serviços – tenham acesso a descontos exclusivos e condições especiais de crédito. Como, por exemplo:

  • contratação de serviço de sanitização com 50% de desconto para associados;
  • propostas de créditos e financiamentos com condições exclusivas pelo Sicoob;
  • valores exclusivos na instalação de equipamento e venda de produtos para higienização e desinfecção de ambientes;
  • contratos com proposta diferenciada com produtores de bebidas;
  • valores diferenciados na distribuição de gás e compra de produtos de limpeza.

Além disso, a agência também desenvolve ações para fortalecer o relacionamento com os turistas. O site oficial de Monte Verde está sendo reestruturado para se tornar o principal canal de acesso para quem busca informações do distrito e para dar maior visibilidade aos associados.

“Trabalhamos para atender ao turista em todas as frentes: hospedagem, gastronomia, lazer, compras e, principalmente, informação atualizada e precisa. Somos o principal ponto físico de apoio e informação ao turista. Nossas redes sociais trabalham para levar ao visitante o melhor conteúdo, real e informativo”, destacou Rebecca.

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