Uma ala com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi implantada no Hospital das Clíncias Samuel Libânio (HCSL). Os leitos são exclusivos para atender pacientes infectados com o novo coronavírus que estejam em estado grave.
O ambiente foi mostrado, nesta sexta-feira (03), numa live feita na página da prefeitura de Pouso Alegre pelo prefeito Rafael Simões (DEM). O prefeito afirmou que os 10 leitos ficarão reservados para atender pacientes com covid-19.
O diretor clínico do HCSL, Alexandre Hueb, agradeceu o apoio da prefeitura na estruturação do ambiente. Os leitos estão equipados com respiradores e monitores.
“No cenário previsto de pessoas que possam ser contaminadas com o coronavírus em Pouso Alegre e na microrregião o hospital está preparado para atender os pacientes em estado crítico”, afirmou o diretor do HCSL.
O prefeito ainda disse que espera que os leitos não sejam utilizados, mas em caso de necessidade, o ambiente está preparado. “Se for preciso espaço em UTI, nós vamos ofertar os espaços necessários”, afirmou Rafael Simões.
Pouso Alegre tem quatro casos confirmados de covid-19
Até esta sexta, Pouso Alegre tem quatro casos confirmados de covid-19 na cidade. Outros 31 casos suspeitos aguardam resultado.
O quarto caso foi confirmado no final da tarde de hoje. O paciente é um idoso, de cerca de 70 anos, que está internado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Ainda de acordo com a prefeitura, o estado de saúde dele é considerado estável. Não foram dados mais detalhes, como onde o idoso teria sido contaminado.
O primeiro caso confirmado de covid-19 em Pouso Alegre foi comunicado no sábado (28). A paciente, é dona Dulce Coelho, de 84 anos, já está em fase final de recuperação. Ela ficou o tempo todo em casa, sendo cuidada por duas filhas, uma delas é médica.
O segundo caso de contaminação por novo coronavírus de morador da cidade foi confirmado na segunda-feira (30). O paciente é um homem, com idade entre 30 e 40 anos. Ainda segundo a prefeitura, o homem fez uma viagem para uma localidade dentro do Brasil.
Na última quarta-feira (01/04) tinha sido confirmado o resultado positivo para coronavírus de um homem de cerca de 60 anos que está internado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. O estado de saúde era estável, segundo a prefeitura.
A prefeitura, responsável por divulgar as informações, não deu mais detalhes sobre os pacientes, como idade exata e locais que estiveram antes de contrair a doença.