Notícia

Com comércio fechado, Zona Azul é suspensa em Pouso Alegre

Magson Gomes / 21 março 2020

Multas que tenham sido aplicadas nos dias 20/03 e 21/03 serão canceladas. Foto: Terra do Mandu

O serviço de Zona Azul estará suspenso em Pouso Alegre a partir da próxima segunda-feira (23). Multas que tenham sido aplicadas na sexta-feira (20) e neste sábado (21), quando a cobrança ainda era realizada, serão canceladas.

O decreto nº 5.124 da prefeitura de Pouso Alegre, editado na tarde de ontem (20), determinou o fechamento da maior parte do comércio da cidade como medida para evitar o alastramento do novo coronavírus.

Alguns estabelecimentos que vendem os bilhetes de Zona Azul já não abriram antes da nova determinação. Daí a reclamação de muitos motoristas que não estavam encontrando locais para pagar a autorização do estacionamento rotativo.

De acordo com o último decreto, apenas os serviços considerados essenciais permanecerão abertos. Entre eles estão supermercados, farmácias, casas lotéricas, Correios, empórios e postos de combustíveis. O que significa que ainda haverá circulação de pessoas pelas ruas da cidade, porém em menor número.

O decreto ainda proíbe a aglomeração de pessoas nas ruas e demais espaços públicos de Pouso Alegre e prevê, caso necessário, o uso da força policial para dispersar essas aglomerações.

DECRETOS PUBLICADOS

Na terça-feira (17) o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), assinou o decreto municipal nº 5.117 que declara situação de emergência em saúde pública no município em razão da pandemia do novo coronavírus. Simões assinou ainda o decreto nº 5.118 que institui o Comitê de Operações de Emergência de Saúde do COVID-19 (COES – Pouso Alegre – COVID 19).

O Comitê de Operações de Emergência de Saúde do Covid-19 é composto por autoridades e representantes da área da saúde e comércio da cidade de Pouso Alegre, que fará reuniões periódicas para avaliar a evolução do avanço da doença na cidade e apresentar medidas para a contenção da doença. Novos decretos poderão ser publicados, caso ocorra evolução da epidemia.

As duas medidas já tinham sido anunciadas na segunda-feira (16/03) durante reunião realizada na prefeitura com a presença de outras autoridades. Diferente do que foi anunciado na reunião, o decreto aumenta o tempo de aulas suspensas na rede municipal, passando ser entre os dias 18 e 31/03.

Mais Lidas