Notícia

Coronavírus: Casos suspeitos e medidas adotadas em Pouso Alegre e região

Magson Gomes / 16 março 2020

[NOTÍCIAS ATUALIZADA ÀS 22H, COM INFORMAÇÕES DO ÚLTIMO BOLETIM DA SES] Até o momento, nenhum caso foi confirmado no Sul de Minas. Mesmo assim, autoridades fazem recomendações para evitar aglomerações e eventos públicos estão cancelados.

De acordo com o mais recente boletim informativo sobre o novo coronavírus da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, existem 29 casos suspeitos da COVID-19 no Sul de Minas, com quatro descartados. Desses, há um caso suspeito em Pouso Alegre e dois casos suspeitos em Santa Rita do Sapucaí; dois casos suspeitos em Itajubá, sendo que um deles já foi descartado; e um caso suspeito em Monte Sião.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Pouso Alegre, não surgiu nenhum outro caso suspeito na cidade desde o início do mês quando um homem, que é natural de Contagem, mas mora em Pouso Alegre a trabalho, apresentou os sintomas.

Esse paciente teve os sintomas da doença após ir a Contagem e se encontrar com o filho, que tinha acabado de chegar da Itália. Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, o resultado dos exames para o filho do paciente já descartou a presença do novo coronavírus, porém, o resultado do exame para o pai dele ainda não foi divulgado.

A SES confirma seis casos de COVID-19 em Minas. Eles estão distribuídos da seguinte forma: 01 em Divinópolis, 01 em Ipatinga, 02 em Juiz de Fora, e 01 em Patrocínio e 01 em Belo Horizonte. Todos esses pacientes têm histórico de viagem para a Europa e Estados Unidos.

MEDIDAS ADOTADAS PARA EVITAR ALASTRAMENTO

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, as autoridades de saúde e os governos têm emitido várias recomendações para evitar o alastramento do vírus causador da doença COVID-19.

Escola Estadual Monsenhor José Paulino, no Centro de Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu

Essas medidas são ampliadas a cada dia no Brasil. Um decreto do governador de Minas, Romeu Zema, publicado ontem (15/03) paralisa as aulas na rede estadual entre esta quarta-feira (18) até o próximo dia 22/03. De acordo com o documento, o intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão.

Os Campeonatos Mineiros de Futebol dos Módulo I e do Módulo II foram suspensos pela Federação Mineira de Futebol.

Os asilos de Pouso Alegre que, juntos, têm mais de 100 idosos, estão com as visitas suspensas.

MEDIDAS DA PREFEITURA DE POUSO ALEGRE

A prefeitura de Pouso Alegre emitiu um comunicado interno para que fossem cancelados todos os eventos públicos organizados pelas secretarias e superintendências municipais.

Já no período da noite desta segunda-feira (16), a prefeitura divulgou comunicado de que as aulas na rede municipal estarão suspensas, seguindo o que foi orientado pelo decreto do governador Romeu Zema de Domingo. O prefeito Rafael Simões, em reunião na prefeitura, afirmou que um decreto será assinado por ele regulamentando a paralisação das aulas entre os dias 18/03 e 22/03, além de outras medidas.

O prefeito também explicou que foi criado em Pouso Alegre um comitê de emergência de enfrentamento do coronavírus. Esse órgão é composto por autoridades e técnicos da área de saúde. O objetivo é tomar decisões para tentar conter que o vírus se espalhe.

LEIA TAMBÉM: Pouso Alegre suspende aulas municipais e cria comitê de enfrentamento ao coronavírus

FACULDADES E UNIVERSIDADES SUSPENDEM AULAS

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) cancelou todas as atividades acadêmicas de Graduação, Pós-graduação e Extensão até dia 31 de março. A Universidade também nomeou um Comitê de Crise para analisar acasos eventuais e boletins serão divulgados ao longo do período.

O centro universitário Unis, com campus em Pouso Alegre e Varginha, e o centro universitário Una, com campus em Pouso Alegre, também suspenderam as atividades presenciais. No Unis a paralisação vai desta segunda até o dia 31/03. Já na faculdade Una as atividades estão suspensas desta quarta-feira (18) a sábado (22), mesmo período adotado pelo decreto do governo do estado.

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) também divulgaram comunicados que as aulas e atividades presenciais na universidade serão interrompidas a partir desta quarta-feira (18). Na FDSM a interrupção vai até, pelo menos, o dia 31/03 e na Univás até o dia 30/03.

As prefeituras de Extrema e a de Santa Rita do Sapucaí decretaram situação de emergência e também suspenderam as aulas, seguindo as recomendações do governo do estado.

Mais Lidas