Notícia

CONORAVÍRUS: Aulas na rede estadual estão suspensas até dia 22

Magson Gomes / 15 março 2020

A medida, via decreto do governador, vale a partir da próxima quarta-feira, dia 18. Em Pouso Alegre, algumas escolas estaduais já estão sem aulas por causa da greve dos professores. Na rede municipal, por enquanto, não foi anunciada nenhuma medida.

Contra o alastramento do novo coronavírus, foi publicado neste domingo (15) um novo decreto do governador Romeu Zema estabelece recesso escolar em Minas Gerais até o dia 22. O recesso começa na quarta-feira, dia 18.

O decreto também cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e amplia as ações de prevenção e combate ao coronavírus em órgãos e entidades da administração estadual.

De acordo com o documento, o intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão.

A retomada das aulas será no dia 23 de março, conforme orientação da Secretaria de Saúde. “O Governo ressalta que não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia”, informa comunicado do governo de Minas.

“A medida está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país”.

O que o decreto determina

O decreto publicado neste domingo traz outras medidas para lidar com a pandemia no estado. Veja íntegra do decreto clicando aqui.

Situação de emergência

Na última sexta-feira (13/3), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência a pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.

O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), coordenado pela SES-MG, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.

Mais Lidas