Coronavírus: Casos suspeitos e medidas adotadas em Pouso Alegre e região
Magson Gomes / 16 março 2020
Magson Gomes / 16 março 2020
[NOTÍCIAS ATUALIZADA ÀS 22H, COM INFORMAÇÕES DO ÚLTIMO BOLETIM DA SES] Até o momento, nenhum caso foi confirmado no Sul de Minas. Mesmo assim, autoridades fazem recomendações para evitar aglomerações e eventos públicos estão cancelados.
De acordo com o mais recente boletim informativo sobre o novo coronavírus da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, existem 29 casos suspeitos da COVID-19 no Sul de Minas, com quatro descartados. Desses, há um caso suspeito em Pouso Alegre e dois casos suspeitos em Santa Rita do Sapucaí; dois casos suspeitos em Itajubá, sendo que um deles já foi descartado; e um caso suspeito em Monte Sião.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Pouso Alegre, não surgiu nenhum outro caso suspeito na cidade desde o início do mês quando um homem, que é natural de Contagem, mas mora em Pouso Alegre a trabalho, apresentou os sintomas.
Esse paciente teve os sintomas da doença após ir a Contagem e se encontrar com o filho, que tinha acabado de chegar da Itália. Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, o resultado dos exames para o filho do paciente já descartou a presença do novo coronavírus, porém, o resultado do exame para o pai dele ainda não foi divulgado.
A SES confirma seis casos de COVID-19 em Minas. Eles estão distribuídos da seguinte forma: 01 em Divinópolis, 01 em Ipatinga, 02 em Juiz de Fora, e 01 em Patrocínio e 01 em Belo Horizonte. Todos esses pacientes têm histórico de viagem para a Europa e Estados Unidos.
MEDIDAS ADOTADAS PARA EVITAR ALASTRAMENTO
Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, as autoridades de saúde e os governos têm emitido várias recomendações para evitar o alastramento do vírus causador da doença COVID-19.
Essas medidas são ampliadas a cada dia no Brasil. Um decreto do governador de Minas, Romeu Zema, publicado ontem (15/03) paralisa as aulas na rede estadual entre esta quarta-feira (18) até o próximo dia 22/03. De acordo com o documento, o intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão.
Os asilos de Pouso Alegre que, juntos, têm mais de 100 idosos, estão com as visitas suspensas.
MEDIDAS DA PREFEITURA DE POUSO ALEGRE
A prefeitura de Pouso Alegre emitiu um comunicado interno para que fossem cancelados todos os eventos públicos organizados pelas secretarias e superintendências municipais.
Já no período da noite desta segunda-feira (16), a prefeitura divulgou comunicado de que as aulas na rede municipal estarão suspensas, seguindo o que foi orientado pelo decreto do governador Romeu Zema de Domingo. O prefeito Rafael Simões, em reunião na prefeitura, afirmou que um decreto será assinado por ele regulamentando a paralisação das aulas entre os dias 18/03 e 22/03, além de outras medidas.
O prefeito também explicou que foi criado em Pouso Alegre um comitê de emergência de enfrentamento do coronavírus. Esse órgão é composto por autoridades e técnicos da área de saúde. O objetivo é tomar decisões para tentar conter que o vírus se espalhe.
LEIA TAMBÉM: Pouso Alegre suspende aulas municipais e cria comitê de enfrentamento ao coronavírus
FACULDADES E UNIVERSIDADES SUSPENDEM AULAS
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) cancelou todas as atividades acadêmicas de Graduação, Pós-graduação e Extensão até dia 31 de março. A Universidade também nomeou um Comitê de Crise para analisar acasos eventuais e boletins serão divulgados ao longo do período.
O centro universitário Unis, com campus em Pouso Alegre e Varginha, e o centro universitário Una, com campus em Pouso Alegre, também suspenderam as atividades presenciais. No Unis a paralisação vai desta segunda até o dia 31/03. Já na faculdade Una as atividades estão suspensas desta quarta-feira (18) a sábado (22), mesmo período adotado pelo decreto do governo do estado.
A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) também divulgaram comunicados que as aulas e atividades presenciais na universidade serão interrompidas a partir desta quarta-feira (18). Na FDSM a interrupção vai até, pelo menos, o dia 31/03 e na Univás até o dia 30/03.
As prefeituras de Extrema e a de Santa Rita do Sapucaí decretaram situação de emergência e também suspenderam as aulas, seguindo as recomendações do governo do estado.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu