Gente do Mandu

Projeto ‘Manas ao Trabalho’ capacita mulheres para a construção civil em Pouso Alegre

Magson Gomes / 07 março 2020

Mulheres em situação de vulnerabilidade social participam do projeto criado pelo curso de engenharia civil do IFSULDEMINAS. VEJA TAMBÉM O VÍDEO!

Dona Natália Krema, aos 69 anos, se matriculou no curso de capacitação de mulher para a construção civil, oferecido pelo Instituto Federal, em Pouso Alegre (IFSULDEMINAS). Ela tem a companhia de duas filhas nessa empreitada.

Outras 17 mulheres também participam do projeto ‘Manas ao Trabalho’. Cada uma com sua história de superação e luta feminina.

Dona Natália, há 20 anos, com seis filhos, três netos e separada, morava de aluguel e corria o risco de ser despejada. Ela ganhou um terreno da prefeitura e decidiu construir a própria casa no bairro Cidade Jardim. O material suado na construção também veio de doações.

“Eu tenho um filho especial e levava ele na APAE, lá no bairro Árvore Grande. Eu morava no bairro Jardim Yara. Para ir eu não pagava ônibus e voltava a pé. Eu passava em frente às construções, parava e ficava olhando. Teve um dia que os pedreiros ficaram bravos comigo e perguntaram se eu era fiscal da prefeitura. Eu disse: Não. Eu tenho um terreno, quero construir, não tenho dinheiro, e estou olhando como vocês fazem para eu fazer minha casa. Eles duvidaram e afirmei que iria fazer. Eu aprendi assim, olhando o pessoal na rua, nas construções”, conta orgulhosa.

O projeto ‘Manas ao Trabalho’ começou neste sábado e terá 74 horas de treinamento, com aulas teóricas e práticas. O coordenador do projeto e professor do curso de engenharia civil do instituto, Gustavo Reis, explica que a demanda de mão de obra capacitada feminina na construção civil é uma crescente.

“A ideia inicial é fazer a capacitação dessas mulheres para que elas consigam atuar no mercado de trabalho com pequenos reparos. Mas, ao mesmo tempo, dar oportunidade que elas possam aproveitar os ensinamentos para aplicar na casa delas. Muitas dessas mulheres estão construindo o sonho da casa própria”, conta o professor.

O professor explica que o curso tem a função de capacitar as mulheres, mas também dar a elas o empoderamento feminino, onde serão apresentados tópicos humanizados e de empreendedorismo.

Josiane da Silva sempre teve interesse pela construção civil. Quando mais nova, ela era a ajudante de pedreiro do pai. “Eu trabalhava com ele, desde criança até os vinte e poucos anos. Aí casei, tive sete filhos, fiquei viúva há quatro anos. Eu sempre quis continuar a profissão que meu pai teve”, conta.

Atualmente, Josiane, de 48 anos, trabalha como atendente de padaria e ainda faz bicos de costura e faxina. Ela está muito feliz em participar do ‘Manas ao Trabalho’. “Então, tenho que ter uma profissão para garantir um futuro melhor para os meus filhos”.

Mara de Araújo também já pôs a mão na massa para construir sua moradia. “Precisei construir um cômodo para mim. Como estava sem recursos financeiros, eu mesma comecei a fundação até a base. Depois fiz a cobertura. Só não subi as paredes porque não muito entendimento sobre o assunto. Mas fiz o encanamento e a parte elétrica”, conta a artesã que diz que sempre foi muito curiosa.

Mara tem a intenção de aumentar a própria casa. “Esse curso vai me ensinar técnicas e entendimento do material a ser usado. E quem sabe me profissionalizar. Estou muito feliz com esse curso. Chegou em boa hora”, finaliza.

O curso ‘Manas ao Trabalho’ é ministrado por professores e alunos do IFSULDEMINAS. Bárbara Ribeiro é aluna do 4º ano do curso de engenharia civil e instrutora do curso de capacitação para mulheres.

“É muito gratificante ver essas mulheres aqui. Isso incentiva para que aumente o número de mulheres na construção civil. É um apoio que a gente dá para elas e, ao mesmo tempo, recebe de volta. Quanto mais mulheres nesse setor, mas segurança para a gente se apoiar, correr atrás e lutar por nossos direitos. E fazer o que a gente gosta. Hoje não existe mais o que é de mulher e o que é de homem fazer. Todos têm capacidade para fazer o que quiserem fazer. Então, a gente não abre a mão de um sonho por causa de um paradigma de que a gente não sabe fazer”, afirma a estudante.

O curso de capacitação selecionou 20 mulheres com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. As aulas são às terças-feiras e aos sábados. Para essa primeira edição do projeto as inscrições foram em fevereiro e já se encerraram.

Mulheres com seus sonhos participam de projeto gratuito no IFSULDEMINAS. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

Mais Lidas