Economia

App Garupa começa a operar em Pouso Alegre e Itajubá

Terra do Mandu / 07 fevereiro 2020

100% brasileiro, Garupa já ocupa a terceira posição no país como aplicativo de mobilidade urbana mais utilizado. O Garupa está presente em mais de 600 cidades, de 10 estados. Entre os diferenciais da plataforma estão o escritório próprio nas cidades e categorias para transportes de crianças, animais e objetos. No final do texto tem os links de como baixar o app.

A partir deste mês de fevereiro, Pouso Alegre e Itajubá passam a contar com o aplicativo Garupa como nova opção de mobilidade urbana. O app é 100% brasileiro e já ocupa a terceira colocação no Brasil de plataforma mais utilizada para quem precisa chegar rápido nos lugares, gastando pouco. Também já é referência para os motoristas que trabalham no setor, garantindo vantagens que outras empresas não oferecem.

O CEO e criador da plataforma, Marcondes Trindade, esteve nas duas cidades para o lançamento oficial do serviço.

Em Pouso Alegre, o executivo da empresa visitou rádios, conversou com jornalistas, esteve com empresários e com o presidente da Associação Comércio e Indústria (Acipa), Filipe Vargas.

O presidente da Acipa recebeu o CEO do Garupa e sua equipe.

Marcondes também se reuniu com cerca de 100 motoristas que já trabalham com aplicativo em Pouso Alegre e apresentou o modelo de negócios do Garupa. O CEO mostrou para eles as vantagens de ser um ‘garuper’ (como são chamados os motoristas parceiros).

O Garupa nasceu em 2017 no Rio Grande do Sul. Hoje, são 55 mil carros rodando em mais de 600 cidades, de 10 estados.

“Com experiência suficiente, com conhecimento suficiente para convidar você a baixar nosso aplicativo; ter uma experiência de uma plataforma brasileira; de um mercado que é nosso e temos que valorizar; deixar nossos recursos aqui. Tudo isso nós estamos fazendo agora em Minas Gerais. O Garupa apontou, definitivamente, seus trabalhos em Minas Gerais”, afirma o executivo da empresa.

O executivo fez algumas apresentações da plataforma ao longo do dia em Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu.

Em cada cidade, o Garupa tem um sócio operador, que garante toda estrutura física e suporte técnico para os motoristas parceiros, como também para os passageiros usuários do app.

“O escritório local era uma necessidade que a gente percebe que os motoristas de aplicativo em Pouso Alegre reivindicava. Agora, com o Grupa, eles passam a ter uma sede com toda estrutura, inclusive jurídica para os motoristas parceiros” conta Ricardo Marques, operador do app em Pouso Alegre.

Para os motoristas que vão trabalhar com o app Garupa, um dos principais atrativos é que são eles que definem o valor da tarifa que é cobrada na cidade.

“Nós procuramos o melhor caminho e a melhor forma para que a gente consiga trabalhar de forma justa, atender bem o passageiro e a gente ser melhor remunerado. A empresa passou essa possibilidade para os motoristas e ainda foi aberta a uma negociação. Foi uma boa reunião”, diz Leandro Mendes (Léo) da associação dos motoristas por aplicativo.

“O interessante que eu achei da empresa é que ela é 100% brasileira, o que é bem legal. E a questão de ter o escritório físico é muito importante. Porque, normalmente, nos outros aplicativos a gente tem que mandar mensagem, e-mail… e aqui a gente vai ter um escritório para resolver qualquer tipo de problema”, comenta o motorista Elias Seabra.

Em Pouso Alegre, os motoristas já estão fazendo o cadastro e a população já pode baixar o aplicativo nas lojas de app. A operação começa nos próximos dias.

No Sul de Minas, o aplicativo também já opera nas cidades de Lavras e Alfenas.

Diferenciais do Garupa
Um dos diferenciais do Garupa é o escritório local. A plataforma tem uma sede física na cidade para atender motoristas e usuários do serviço.

Os outros diferenciais do Garupa são as categorias de transporte, atendendo no transporte de crianças, animais domésticos, objetos e Garupa Mulher.

Garupa Kids
Serviço específico para transporte de crianças em que o carro já estará equipado com cadeirinhas e assentos de elevação obrigatórios para crianças de um a sete anos. Nessas viagens, um adulto responsável deve acompanhar a criança, e a viagem custa 20% a mais.

Garupa Mulher
Serviço que disponibiliza apenas motoristas do gênero feminino para atender somente passageiras mulheres.

No Garupa mulher passageira pode pedir mulher motorista. Foto: Divulgação

Garupa Pet
Serviço especializado em transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte, com até 10 kg. Nesta modalidade, o veículo já contará com capas impermeáveis nos bancos para evitar sujeiras, o que aumentará a tarifa em 20%.

Garupa Objeto
Esta modalidade é voltada para a entrega de pequenos volumes, como caixas, compras de supermercado, roupas da lavanderia e documentos. O motorista deve ter conhecimento do que estará levando e uma pessoa deve ficar responsável pela entrega e outra pelo recebimento. Esse serviço também cobra 20% a mais na tarifa do Garupa.

Como usar o Garupa
Assim como demais aplicativos do gênero, no Garupa o usuário deve informar sua localização no mapa e aguardar que um motorista parceiro (chamado de “garuper”) faça o transporte até o seu destino.

O cadastro é feito com poucos dados, como nome completo, CPF e um número de telefone, podendo usar as credenciais do Facebook para preencher o formulário. Uma selfie também é exigida para identificar o passageiro nas viagens. O pagamento pode ser feito usando cartão de crédito pelo próprio app Garupa, dinheiro ou crédito pré-pago, que deve ser acumulado por meio do pagamento de boletos bancários solicitados previamente.

Quais os benefícios do app Garupa para os motoristas?
Para se tornar um “Garuper”, o motorista deve realizar um cadastro pelo app “Garupa Motorista”, específico para os profissionais. Nele, será preciso enviar os documentos oficiais do condutor, como CNH e documento do veículo, além de fotos atualizadas do carro.

Após uma análise dos dados, incluindo uma checagem de antecedentes criminais realizada pela equipe do aplicativo, o motorista estará apto a dirigir pelo Garupa.

Os motoristas recebem um pagamento padrão de 80% do valor de cada corrida. Esse valor é o mínimo estipulado pelo aplicativo, e pode aumentar em algumas cidades, podendo chegar a 90% da tarifa, a depender da demanda e da estratégia local.

Passageiro: Baixe o aplicativo, escolha o serviço que te atenda e conheça o terceiro aplicativo de mobilidade mais utilizado no país.
Motorista: Dirija com segurança e respeito. Seja seu chefe, ganhe dinheiro, tenha uma renda extra, Seja Garuper!
O cadastro on-line pode ser feito de duas maneiras: neste link ou direto no aplicativo.

Mais Lidas