Política

Único acesso ao Faisqueira, Rua Antônio Scodeler receberá obras de infraestrutura, afirma Rafael Simões

Magson Gomes / 06 fevereiro 2020

São 5 km de extensão numa área onde tem cerca de 30 mil moradores. Obra ainda depende de licitação. Prefeito também explica como anda projeto para abertura da nova Via Faisqueira. LEIA A MATÉRIA E VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO!

A Rua Antônio Scodeler é o único acesso para milhares de pessoas que moram e trabalham na região do bairro Faisqueira, em Pouso Alegre. A rua tem quase cinco quilômetros de extensão na área urbana, começando na rotatória da BR-459, próximo ao hipermercado Baronesa, e seguindo bairro a dentro, até a Britasul.

Além de muitos moradores, essa região da cidade tem comércio forte, galpões de distribuidoras, indústria e empresas dos ramos da construção civil e da agricultura.

Na rua, os moradores dividem espaço com caminhões, ônibus, motos e bicicletas. Dona Isabel conta que passa uns sufocos quando precisa ir a algum lugar.

Dona Isabel diz que é um sufoco ir à padaria. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

“Uso bastante. Vou na padaria, vou na farmácia. É carro jogando água na gente, não tem calçada para a gente andar. É muito complicado. Esses quase que eu vi um caminhão matando uma senhora com uma criança”, conta a moradora que ainda lembra que no fim de tarde, horário de pico, não tem como atravessar de um lado para o outro da rua.

O senhor Ismal Cândido tem mercearia na rua há 18 anos. Sem um caminho alternativo, ele gasta até 15 minutos para andar de carro até o trevo. “Um dia fui levar minha menina na educação física, cheguei na curva tinha caído um poste e não puder passar e não tem aonde sair. Nós estamos precisando da avenida aqui (Via Faisqueira anunciada pela prefeitura) e melhora a rua aqui que tem muito movimento e, tem horas que a gente come fogo para sair daqui. É dureza, o trânsito é demais”.

Sr Ismal diz que é preciso ‘comer fogo’ para sair do bairro. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

Nesta semana, o prefeito Rafael Simões (PSDB) foi até o Faisqueira e se encontrou com alguns moradores. O prefeito anunciou que a Rua Antônio Scodeler será revitalizada em toda sua extensão.

“Toda a pavimentação da Rua Antônio Scodeler será recuperada, nós vamos fazer, inclusive, parte pluvial, porque não adiante só jogar asfalto se não tiver por onde tirar a água. Vamos fazer os passeios. Vamos notificar os proprietários. Aqueles que não fizerem, a prefeitura fará e vai cobrar no IPTU a conta desse passeio. Porque não dá para as pessoas dividir espaço com os carros, nessa via tão movimentada”, afirma o prefeito que completa dizendo que a obra terá apoio financeiro do governo do Estado.

A obra de revitalização da Rua Antônio Scodeler será licitada ainda neste mês. O prazo do serviço é de quatro meses.

VIA DO FAISQUEIRA

Em junho do ano passado, a prefeitura anunciou a construção de uma nova avenida de acesso a essa região. A Via Faisqueira pretende ligar esse ponto até a BR-459, no trevo da antiga Maria Fumaça.  A construção da avenida está orçada em R$20 milhões, financiada pela Caixa Econômica Federal.

Rafael Simões explica que a liberação de algumas licenças atrasou o andamento do projeto.

“O projeto da Via Faisqueira teve um atraso em decorrência de denúncias que foram feitas nos órgãos ambientais, e no Ministério Público. Nós já superamos essas questões e agora estamos na Caixa Econômica para a última aprovação e fazer a licitação dessa obra, que é muito importante, já que o acesso ao Faisqueira hoje só se dá pela Rua Antônio Scodeler”, disse o prefeito.

A avenida funcionará como uma nova via de acesso entre a rodovia BR-459 e os bairros Fátima III, Loteamento São Pedro, Faisqueira, Monte Azul e Bella Itália.

 

Mais Lidas