Pouso Alegre

Castramóvel faz atendimento itinerante em bairros de Pouso Alegre

Magson Gomes / 06 fevereiro 2020

Até o dia 29 o atendimento é feito no bairro São João. Apenas fêmeas de cães e gatos, de pessoas de baixa renda, estão sendo esterilizados.

Castramóvel está no pátio da Sec de Agricultura até dia 29/02. Foto: Ascom prefeitura

Até o próximo dia 29 de fevereiro, o Castramóvel da prefeitura de Pouso Alegre faz atendimento no bairro São João. A clínica veterinária itinerante está no pátio da Secretaria Municipal de Agricultura, na Rua Três Corações, 1325. Nessa etapa estão sendo esterilizadas apenas fêmeas de cães e gatos.

A previsão é realizar uma média de 25 cirurgias diariamente. O atendimento é destinado aos donos de animais que são de baixa renda cadastrados na Superintendência de Defesa Social. Animais que são cuidados por ONGs de proteção animal, e protetores independentes também poderão ser castrados.

O superintendente de Defesa Social Aylton Alves de Souza, explica que para ter a cadela ou gata esterilizada, o responsável deve fazer o cadastro na sede da Defesa Social, que fica na Av. Abreu Lima, nº 84 (Centro – sede da Guarda Municipal), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Os documentos necessários são cópias do RG, CPF e comprovante de residência.  A documentação passa por avaliação socioeconômica e, se aprovada, o agendamento da cirurgia é feito por telefone.

Durante o atendimento itinerante, o morador do bairro pode procurar diretamente a base onde está sendo oferecido o serviço. Outros bairros da cidade deverão receber o Castramóvel esse ano. Mas as datas e os locais de cada região da cidade ainda estão sendo definidos.

Nesta quinta-feira (06) a reportagem do Terra do Mandu esteve no local da ação. Veja na live!

 

QUASE 3 MIL CASTRAÇÕES

O Castramóvel foi adquirido pela prefeitura em 2016, mas só começou a fazer as primeiras castrações em 2018. De lá para cá, são mais de 2.800 animais esterilizadas, segundo a prefeitura, somadas também as realizadas no Canil Municipal.

Ainda de acordo com a prefeitura, simultaneamente à ação do Castramóvel, o Centro de Bem Estar Animal (Canil)  segue com o programa de castração para animais em situação de abandono ou pertencentes a tutores de baixa renda. O atendimento é realizado no local, no bairro do Algodão, cujo acesso é feito pela Rodovia Fernão Dias.

Segundo técnicos da Defesa Social, a castração traz muitas vantagens aos animais, como prevenção de zoonoses, redução de doenças como câncer e aumento da expectativa de vida.

Para obter outras informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Bem Estar Animal pelo telefone 3449-4020, ou com a Defesa Social pelo telefone 3449-4317.

Mais Lidas