Saúde

Mutirão de catarata atende 250 pessoas de Pouso Alegre e região

Terra do Mandu / 08 janeiro 2020

Cirurgias foram realizadas essa semana, após agendamento. Veja abaixo como procurar o serviço.

Mutirão de catarata atende pacientes de Pouso Alegre e região. Foto: Ascom prefeitura

Mais de 250 pessoas participaram do primeiro mutirão de cirurgias de catarata realizado pela prefeitura de Pouso Alegre em 2020. Os procedimentos foram realizados entre segunda (06) e esta quarta-feira (08), na Policlínica Municipal, no bairro São Geraldo.

De acordo com a prefeitura, desde 2018, cerca de três mil pacientes já passaram pela cirurgia. A espera na fila chegava até três anos.

No mutirão realizado essa semana, pacientes de municípios vizinhos também foram atendidos, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Médio Sapucaí (Cisamesp). O Consórcio tem o município de Pouso Alegre como referência em saúde.

COMO É O PROCEDIMENTO

A cirurgia de catarata dura, em média, 10 minutos e, dependendo do caso, o paciente já sai da sala com a visão melhorada, conta o cirurgião oftalmologista Hernani Dias de Souza. Mas o prazo de recuperação do pós-operatório é em torno de 3 a 15 dias para o paciente voltar a enxergar melhor.

Segundo o médico, apesar de rápida, é uma cirurgia complexa porque todos as etapas precisam dar certo. “É uma cirurgia que a tecnologia tem nos ajudado bastante nos últimos anos. Ela tem se tornado rápida e, o mais importante, segura”, explicou ao Terra do Mandu durante um dos mutirões realizados em Pouso Alegre.

Prefeito Rafael Simões acompanhou o mutirão e conversou com pacientes. Foto: Ascom prefeitura

A CAUSA DA CATARATA

O oftalmologista explicou também que a principal causa para o surgimento da catarata é a idade. Com o passar dos anos o cristalino natural do olho vai ficando opaco, perdendo a transparência. A cirurgia é o procedimento de retirar esse cristalino opaco e colocar uma lente artificial no lugar.

“A pessoa vai perdendo a visão ao longo dos anos, passa a enxergar muito pouco ou até nada, dependendo do tipo de catarata. E a cirurgia nada mais é do que a substituição desse cristalino opaco por uma prótese”, disse Hernani Dias.

COMO AGENDAR A CIRURGIA

As pessoas que forem diagnosticadas com catarata e ainda não passaram pela cirurgia, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Comendador José Garcia, 280, no 2º andar, para entrar na fila e ter a cirurgia agendada.

Procedimento é realizado na Policlínica Municipal, no bairro São Geraldo. Foto: Ascom prefeitura

Mais Lidas