Notícia

Pela 1ª vez, tradicional queima de fogos de Pouso Alegre será silenciosa

Magson Gomes / 26 dezembro 2019

Espetáculo realizado há 24 anos no Marques Plaza Hotel será com fogos sem estampido, seguindo lei municipal regulamentada em 2019. Veja também a programação do ‘Show da Virada’, na Avenida Tuany Toledo.

Esse ano, os fogos serão 100% luminosos, sem estampido. Foto: Ascom prefeitura

Na próxima terça-feira (31) à meia-noite acontece a queima de fogos da virada. Há 24 anos, o Marques Plaza Hotel promove o espetáculo com os fogos de artifício na cidade. Este ano, pela primeira vez, serão utilizados apenas fogos luminosos, sem estampido.

A mudança no tipo de fogos segue um decreto nº 5.055/2019, assinado pelo prefeito Rafael Simões (PSDB) no mês passado, que regulamentou o artigo 86 do Código de Posturas do Município, proibindo a soltura de fogos de artifício com estampido. A lei nº 2.323 que criou o Código de Posturas é de 13 de dezembro de 1988, há 31 anos e já previa normas sobre a utilização de fogos na cidade, faltava a regulamentação.

A direção do hotel informou ao Terra do Mandu que os fogos para a tradicional festa de Réveillon já tinham sido adquiridos quando o decreto foi divulgado. De todo o material comprado, havia certa quantidade de fogos com bombas que estouram no ar, como alguns morteiros. Também já constava no pedido fogos apenas luminosos.

Ainda de acordo com a direção do hotel, após serem comunicados do decreto, eles entraram em contato com o fornecedor do material e solicitaram a substituição para apenas fogos de luminosidade.

A queima de fogos do Marques Plaza é prestigiada por milhares de pouso-alegrenses e visitantes de cidades vizinhas que veem acompanhar o espetáculo na Avenida Tuany Toledo. O único estouro que o público ouvirá será do impulso inicial quando os fogos luminosos são lançados ao céu. Lá em cima será apenas brilho para iluminar a chegada do Ano Novo.

De acordo com o decreto assinado hoje, o uso de fogos com estampido traz prejuízos à saúde humana, em especial crianças e idosos, pessoas com necessidades especiais e/ou enfermas, com deficiência auditiva, que utiliza aparelhos que amplificam o barulho dos fogos de artifício.

Também considera os danos aos animais domésticos e silvestres, causa defendida pelos projetores dos animais.

SHOW DA VIRADA

Atrações começam a se apresentar às 21h de terça. Foto: Ascom prefeitura

Na noite da virada haverá apresentações musicais na Avenida Tuany Toledo. A programação pública é organizada pela prefeitura.

Pelo palco vão passar o cantor Thiago Jardim, a cantora Juliana Campos e o DJ Júnior Pee. Esse é o terceiro ano em que é realizado o ‘Show da Virada’ na Via Gastronômica de Pouso Alegre.

As apresentações começam às 21h. A meia-noite será feita a pausa nos shows para acompanhar a queima de fogos que é realizada do heliponto do Marques Plaza Hotel.

Para montagem do palco para as apresentações musicais, as pistas centrais serão interditadas desde a madrugada de terça-feira (31). O trânsito será desviado para as pistas laterais nos dois sentidos.

Evento do Hotel

O hotel também realiza a festa de Réveillon em seus ambientes internos. Esse ano serão três atrações musicais com Beth Bacana, Oliveira & Banda e DJ Fran Morais.

Para participar do evento, os interessados devem entrar em contato com a equipe de Eventos através dos telefones (35) 3422-8121 e (35) 3422-8118.

Mais Lidas