Pouso Alegre

Pouso Alegre registrou maior volume de chuva em Minas nesta sexta, diz Somar Meteorologia

Magson Gomes / 14 dezembro 2019

Foram 52 mm de água que ficaram concentrados no início da noite, provocando alagamentos em vários pontos da cidade. Segundo prefeitura, lixo nas ruas obstruíram as bocas de lobo e também contribuíram para os alagamentos. Equipes de limpeza trabalharam para desobstruir as passagens de água da chuva ainda na noite de ontem.

Trabalhador retira lixo sobre boca de lobo no Jd Noronha. Foto: Ascom prefeitura

O temporal que caiu em Pouso Alegre no início da noite dessa sexta-feira, 13 de dezembro, provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. De acordo com o Instituto Somar de Meteorologia, foram 52 milímetros de chuva que em Pouso Alegre ontem. “E essa chuva veio com muita intensidade, com alta concentração em menos de duas horas. Difícil os sistemas das cidades suportar esse volume concentrado”, diz o meteorologista Jonas Ribeiro.

Ainda de acordo com o meteorologista, o volume de chuva registrado em Pouso Alegre nesta sexta foi o maior de todo o estado de Minas Gerais para o dia. Jonas Ribeiro explica que a chuva desses últimos dessa semana está sendo provocada pela passagem de uma frente fria pelo litoral do sudeste que transporta muita umidade para dentro do continente.

Para este sábado, a previsão é de mais chuva. Porém, serão pancadas mais espaçadas, que poderão vir acompanhadas de raios, vento e trovoadas.

OS ALAGAMENTOS DE SEXTA-FEIRA, 13

Na região central, as ruas Comendador José Garcia, São João, Monsenhor Dutra, Bom Jesus e Herculano Cobra ficaram debaixo d´água.

Nos bairros Jardim América e Jardim Noronha o alagamento se concentrou na Avenida Arthur Ribeiro Guimarães. Nesses pontos, dava para ver lixo boiando sobre a enxurrada. A água também arrastou bicicletas, motos e invadiu residências, lojas bares. VEJA NO VÍDEO ABAIXO.

BOCAS DE LOBO OBSTRUÍDAS

Durante o temporal dava para ver sacos de lixo boiando em meio a enxurrada. Muito desse material, com papelão, sacolas e garrafas plásticas ficaram sobre os bueiros, impedindo o escoamento da água da chuva.

Uma das explicações para tanto lixo na rua é que, naquela hora da chuva, o caminhão do serviço de limpeza ainda não havia passado e os moradores já tinham colocado o material na rua.

No Jardim Noronha, equipes da empresa de coleta de lixo tiveram trabalho para desentupir as bocas de lobo e recolher o material que ficou espalhado pela Avenida Arthur Ribeiro Guimarães.

A prefeitura de Pouso Alegre pede maior colaboração da população para evitar colocar o lixo nas ruas muito antes do horário em que o caminhão for passar. Ou ainda, deixar o material em pontos que não sejam arrastados facilmente pela enxurrada.

VÍDEO: Moradora da zona rural de Congonhal gravou vídeo que mostra o temporal se formando em direção a Pouso Alegre.

Mais Lidas