Polícia

17ª RPM comemora 10 anos de criação com redução nos crimes violentos

Magson Gomes / 22 novembro 2019

São 72 municípios, em quatro batalhões. De acordo com o comandante, a redução dos crimes violentos é de 23% em 2019 em comparação com o ano passado. Para o coronel Oterson Nocelli, há mais eficiência nas estratégias de policiamento.

Autoridades estaduais e regionais participaram do evento e receberam homenagens. Foto: Terra do Mandu

Na tarde desta sexta-feira (22), uma solenidade marcou as comemorações pelo aniversário de 10 anos de criação da 17ª Região de Polícia Militar, com sede em Pouso Alegre. A 17ª RPM abrange uma área de 72 municípios, onde estão quatro batalhões, sendo o 20º BPM em Pouso Alegre, o 56º BPM em Itajubá, o 57º BPM em São Lourenço e o 59º BPM de Extrema.

O comandante da 17ª Região, coronel Oterson Luís Nocelli, afirma que a criação da unidade trouxe muitas vantagens para o extremo sul de Minas Gerais, que até então era comandado pela 6ª região sediada em Lavras.

“Nós temos uma proximidade maior com o alto comando, com a possibilidade de uma gestão mais aproximada com as autoridades, com a comunidade, com o comércio e as indústrias. Então, isso traz uma eficiência maior para nossa gestão administrativa e operacional aqui no extremo Sul de Minas”, afirma o cel Oterson Nocelli.

De acordo com o comandante, houve uma redução nos índices de crimes violentos nos últimos anos. Em 2019, comparando com 2018, a redução é de 23%.
“O nosso desafio hoje é trazer a sensação de segurança. Porque a gente tem conseguido a redução criminal bem expressiva. Mas já vinha em um decréscimo. No ano anterior foi de 33%. Estamos com redução em cima de redução. Voltamos a um patamar de crimes violentos de 2010. Isso é um avanço nas mudanças de estratégias da Polícia Militar. Quem ganha com isso é a comunidade”, diz coronel Oterson.

Os crimes classificados como violentos são: homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, roubo consumado, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado.

Uma das maiores preocupações da PM na região de divisa com o estado de São Paulo são os ataques a agências bancárias. Dados da polícia mostram que o último ataque ocorrido na área dos 72 municípios que formam a 17ª RPM foi de 20 de maio de 2019, marcado como a madrugada do terror no ataque à agência da Caixa em Pouso Alegre.

A polícia tem feito reuniões para montagem de estratégia e monitoramento das áreas de risco para evitar novos ataques.

O comandante comentou o assunto durante entrevista ao vivo no Terra do Mandu:

Homenagens

A cerimônia de comemoração dos 10 anos de criação da 17ª Região de Polícia Militar foi no auditório do 20º Batalhão da PM. Várias autoridades regionais estiveram presentes.

Medalhas de Mérito Militar nos graus Ouro, Prata e Bronze, foram entregues para militares, políticos e representantes da comunidade.

Mais Lidas