Região

Ato em defesa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac é realizado em Pouso Alegre

Magson Gomes / 19 novembro 2019

Mobilizações também ocorreram em outras cidades de Minas em busca do apoio da população para abaixo-assinado em favor do Sistema Comércio.

Mobilização da campanha Eu Valorizo, em Pouso Alegre. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

Nesta terça-feira (19), atos em defesa do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac foi realizado em diversas cidades de Minas Gerais e do Brasil.  Essas instituições atuam no aprimoramento de mão de obra, amparo à saúde, cultura e esporte, entre outros benefícios, e correm o risco de perder recursos federais que inviabilizariam essa prestação de serviços.

O ‘Dia S’ é um desdobramento da campanha “Trabalho que valoriza o Brasil”, lançada em outubro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A ação visa consolidar a atuação da Fecomércio, Sesc e Senac em todo o Brasil, incentivando à população a aderir a um abaixo-assinado em apoio às atividades do Sistema Comércio. O objetivo é coletar 1 milhão de assinaturas no Brasil.

Em Pouso Alegre funcionários do Sistema participaram da mobilização, saindo em caminhada pela Avenida Dr Lisboa até a Praça Senador José Bento, onde concentraram as atividades durante a tarde.

Enquanto eram oferecidos serviços de massagem pelo Senac e avaliação física pelo Sesc, as pessoas eram convidadas a participar do abaixo-assinado de apoio às instituições.

VEJA A LIVE DO TERRA DO MANDU NO LOCAL COM OS DIRETORES DO SENAC E SESC:

 O Sistema Comércio em Minas

Integrados ao Sistema Fecomércio MG, o Sesc e o Senac em Minas são responsáveis por milhões de atendimentos desde 1946 – ano de criação das entidades – e pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos em sete décadas de funcionamento.

Presente em todas as regiões do Estado, o Sesc em Minas conta com 27 unidades fixas e 11 unidades móveis. Com essa estrutura, a instituição acolheu, em 2018, 4,1 mil alunos desde à alfabetização até o reforço no contraturno escolar. Além disso, destacou-se pela quantidade de atendimentos de saúde: quase 460 mil em unidades fixas e empresas, mais 101 mil nas unidades móveis, que contemplam projetos como Sesc Saúde Mulher, OdontoSesc e MedSesc Oftalmologia.

Já o Senac em Minas, em 2018, ofereceu a 113 mil alunos de 169 municípios mineiros mais de 173 cursos presenciais, desde a formação inicial básica até o ensino superior, além de palestras e workshops. Esse portfólio diverso só foi possível graças a vasta estrutura da instituição, que reúne 40 unidades educacionais; o Hotel Escola Senac Grogotó e a Pousada Escola Senac Tiradentes; três restaurantes-escola; e 12 carretas-escola Senac Móvel, que circulam pelo Estado para ofertar cursos profissionalizantes.

Mais Lidas