Saúde

Dia Mundial do Diabetes tem exames e orientações no Centro de Pouso Alegre

Terra do Mandu / 14 novembro 2019

Evento vai até às 16h, com atendimento gratuito. No Brasil são mais de 13 milhões de pessoas com a doença que pode causar diversos outros problemas de saúde, como cegueira.

Picadinha no dedo é suficiente para fazer o teste da glicose. Foto: Ascom prefeitura

Nesta quinta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Quem passar pela Praça Senador José Bento, Centro de Pouso Alegre, pode fazer o teste de glicose glicêmica de graça e saber sem tem alguma alteração da doença. O evento começou às 08h e vai até às 16h.

Ação é realizada pelo Centro Municipal de Educação em Diabetes e, além dos testes, serão feitas orientação e educação sobre sinais, sintomas e tratamento da doença, orientação nutricional e sugestões de mudança no estilo de vida, como forma de prevenção ao diabetes. A expectativa é superar os números de 2018, que ultrapassaram a marca de mil pessoas atendidas.

O diabetes é uma doença crônica que atinge 13 milhões de pessoas, só no Brasil. Em Pouso Alegre, o Centro de Educação em Diabetes é a principal referência no controle e tratamento da doença e tem mais de 3 mil cadastrados.

As pessoas fizerem o teste na praça e tiverem os testes considerados suspeitos ou alterados serão encaminhadas para novos exames laboratoriais, para confirmação ou não do diagnóstico.

Na semana seguinte à Campanha, os casos atendidos na Praça Senador José Bento passarão por consultas e orientações individuais e coletivas, no Centro de Educação em Diabetes, na Rua Yeda Maria Machado, nº 95 – bairro Colinas de Santa Bárbara.

Mais Lidas