Notícia

Professor com mais de 400 mil seguidores no Instagram dá dicas de português para o Enem

Magson Gomes / 01 novembro 2019

Marcelo Rolim lançou o livro ‘Escrever bem, que mal tem?’ onde traz dicas de português que são postadas no perfil do Instagram @portuguesdicas que tem milhares de seguidores. As provas do Enem serão aplicadas nos dois próximos domingo (03 e 10 de novembro). Os portões abrem às 12h fecham às 13h e a prova começa às 13h30.

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é neste domingo (03). Os alunos vão responder questões de linguagens, ciências humanas e fazer a redação. O professor de português Marcelo Rolim traz algumas dicas para os candidatos.

O professor acaba de lançar o livro ‘Escrever bem, que mal tem?’, onde traz dicas da nossa gramática. Marcelo Rolim mantém um perfil no Instagram com mais de 400 mil seguidores, o @portuguesdicas.

Nas dicas para quem vai fazer o Enem, o professor ressalta que é importante que o aluno tenha consciência das regras gramaticais. “Não se consegue redigir uma redação nota mil, se não souber as regras gramaticais. No Instagram eu trato de dicas fáceis para que as pessoas comecem a olhar para a gramática de uma outra forma”.

Possíveis temas da redação

O professor aposta em dois possíveis temas para a redação, que vem sendo trabalhados em sala de aula. “Tenho apostado bastante na questão de doação de órgãos, as dificuldades de se encontrar doadores no Brasil.  Pode ser gravidez na adolescência, que sempre é um assunto muito discutido e ainda não caiu no Enem”, diz Marcelo Rolim.

“Dentro da redação não esquecer de focar no tema. Se você foge do tema, sua redação é zerada. Dentro da redação, trazer informações de fora, como citações, contextos históricos. Não pode faltar sua tese, que vai estar na sua introdução, que é seu ponto de vista sobre o assunto, sobre o tema”, explica.

Após dar seu ponto de vista, o candidato terá que traçar seus argumentos para defender esse ponto de vista. “É interessante que ao final de cada parágrafo você consiga dar a sua marca de autoria, momentos reflexivos, momento crítico. E, ao chegar na conclusão, não esquecer dos agentes que são responsáveis de erradicar com os problemas, que são as ongs, governo, família, sociedade, o próprio indivíduo. Então, são fases que o aluno deve seguir à risca para não desviar o foco” sugere o professor.

Começar por onde?

A dica do professor Marcelo Rolim é o candidato começar pela redação porque é o momento em que o aluno está com as ideias mais claras, mais tranquilo.

Sobre o livro ‘Escrever bem, que mal tem’:

“Eu vi a necessidade de compilar as dicas em livro, que era um pedido dos seguidores. Eu trouxe todas as dicas para o livro e consigo aprofundar alguns assuntos como crase, concordância nominal e concordância verbal. Falo sobre o acordo ortográfico, que algumas pessoas ainda têm dúvidas. O acordo é de 2009. Então, não é mais novo”.

O livro ‘Escever bem, que mal tem?’ pode ser adquirido através do perfil @portuguesdicas, onde tem os contatos do professor Marcelo Rolim. O valor é R$ 35.

Mais Lidas