Notícia

Abertas as inscrições para creches e pré-escolas de Pouso Alegre

Magson Gomes / 25 outubro 2019

Inscrição deve ser feita na unidade mais próxima até o dia 14 de novembro. A vaga em uma creche é garantida através de um processo de seleção. Já a vaga na pré-escola é uma garantia na unidade mais próxima de onde a criança mora. Veja a relação de documentos necessários abaixo.

Crianças de 0 a 3 anos poderão ser matriculadas nas creches. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

As inscrições para matricular os filhos nas creches e pré-escolas de Pouso Alegre estão abertas. O período de inscrições vai até o dia 14 de novembro.

Os pais de crianças de 0 a 3 anos que ainda não estão matriculados em uma creche e tem a intenção que em 2020 que elas frequentem um centro de educação infantil (CEIM) mais próximo de sua casa tem que fazer essa inscrição. A idade limite do filho é aqueles que vão completar 3 anos até 30 de março de 2020.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para conseguir a vaga na creche, os pais ou responsáveis devem apresentar uma série de documentos na unidade mais próxima e participar de uma seleção, já que o critério é socioeconômico. Entre os documentos exigidos estão certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço no nome do responsável, carteira de trabalho, cartão do sus, e cartão bolsa família. Veja a relação completa na unidade escolar.

PRÉ-ESCOLA É OBRIGATÓRIA A PARTIR DOS 4 ANOS

As inscrições para matricular o filho na pré-escola também vão até o dia 14 de novembro. Toda criança que irá completar quatro anos até 30 de março de 2020 deverá estar matriculada.

A orientadora educacional, membro da comissão de matrículas da secretaria de Educação, Alessandra Patriota, lembra que, diferentemente da creche onde o pai pode optar em deixar o filho em casa, na pré-escola ele é obrigado a matricular a criança.

“Na fase da creche é opcional. Mas depois dos 4 anos não pode segurar o filho em casa. A inscrição é necessária para garantir a vaga mais próxima de casa”, explica Alessandra.

Alessandra ainda lembra que os pais que já têm os filhos saindo da creche já receberam o bilhete informando que deverão fazer a inscrição para a pré-escola.

DOCUMENTOS

Quem está entrando na pré-escola ou indo para o primeiro ano do fundamental terá a vaga garantida. Para a inscrição deve-se levar a certidão de nascimento da criança, CPF da criança (obrigatório) e o comprovante de endereço no nome do responsável da criança.

“O responsável precisa comprovar que reside naquela região por questão de zoneamento da vaga. Ele comprova que mora naquela região e a vaga está garantida”, afirma Alessandra.

Em Pouso Alegre são 34 unidades escolares municipais, entre creches, também chamadas de CEIM, pré-escolas e unidades onde funcionam pré e ensino fundamental.

Na educação infantil de 0 a 3 anos são 1.923 crianças matriculadas. Já na pré-escola são outras 2.241 crianças.

Mais Lidas