0

PM registra denúncia de estupro à estudante no campus do IFSULDEMINAS em Pouso Alegre

Magson Gomes
11/10/2019

Uma estudante diz que foi violentada por um aluno, ambos são menores. O adolescente nega o fato. Direção do IFSULDEMINAS emitiu nota sobre o caso, que será apurado pela Polícia Civil. Aulas foram suspensas nesta sexta depois que o adolescente teria feito ameaças pelo WhatsApp, mostrando uma arma de fogo.

 Foto: Terra do Mandu

Na noite desta quinta-feira (10), duas viaturas da Polícia Militar estiveram no campus do IFSULDEMINAS Pouso Alegre. A polícia foi chamada para registrar uma denúncia de possível estupro ocorrido nas dependências do campus.

De acordo com o boletim de ocorrência e nota emitida pela assessoria de imprensa do IFSULDEMINAS, uma aluna contou informou à direção da escola que havia sido violentada por outro aluno no banheiro da instituição. Os dois estudantes são menores de idade. O fato teria ocorrido no início da semana.

“De posse das informações, imediatamente uma Comissão composta por psicóloga, assistente social, jurídico e direção foi até a casa da aluna que recebeu toda a assistência necessária. Imediatamente a Polícia Militar foi acionada e lavrou boletim de ocorrência. Também o estudante recebeu todo o apoio psicopedagógico e foi ouvido pela PM. O caso foi encaminhado à Polícia Civil que tem 40 dias para concluir o inquérito”, informa nota emitida pelo IFSULDEMINAS.

AULAS SUSPENSAS APÓS AMEAÇA

As aulas foram suspensas no campus Pouso Alegre nesta sexta-feira após ameaças feitas pelo menor denunciado pela estudante. Ainda de acordo com a nota do IFSULDEMINAS, “o campus ainda tomou conhecimento de mensagens com ameaças à comunidade acadêmica, feitas pelo citado aluno, no WhatsApp, e que mostravam arma de fogo. Dessa forma, julgou procedente, por segurança, suspender todas as aulas no dia 11/10, sexta, com reposição a ser agendada”, diz o documento.

A reportagem do Terra do Mandu esteve no campus, no bairro Parque Real, ainda na noite de quinta-feira. Os estudantes confirmaram que duas viaturas da PM estiveram no local, mas eles não sabem os motivos da presença da polícia. Os estudantes apenas foram comunicados de que as aulas estavam suspensas nesta sexta-feira (11).

VEJA NOTA DO IFSULDEMINAS NA ÍNTEGRA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O IFSULDEMINAS campus Pouso Alegre esclarece que na noite desta quinta-feira, 10/10/2019, chegaram até a Direção informações de uma suspeita de tentativa de estupro, que teria ocorrido nas dependências da instituição. O fato teria sido no começo da semana envolvendo dois estudantes, menores de idade, em um dos banheiros. De posse das informações, imediatamente uma Comissão composta por psicóloga, assistente social, jurídico e direção foi até a casa da aluna que recebeu toda a assistência necessária. Imediatamente a Polícia Militar foi acionada e lavrou boletim de ocorrência. Também o estudante recebeu todo o apoio psicopedagógico e foi ouvido pela PM. O caso foi encaminhado à Polícia Civil que tem 40 dias para concluir o inquérito.

O campus ainda tomou conhecimento de mensagens com ameaças à comunidade acadêmica, feitas pelo citado aluno, no WhatsApp, e que mostravam arma de fogo. Dessa forma, julgou procedente, por segurança, suspender todas as aulas no dia 11/10, sexta, com reposição a ser agendada.

Sobre o fato, o IFSULDEMINAS esclarece que, prontamente, tomou todas as ações cabíveis como instituição de ensino. Destaque-se que o campus conta com câmeras de monitoramento, vigilância armada, e assistentes de alunos que atuam diretamente junto a comunidade estudantil. Além disso, diversas campanhas de conscientização, relacionadas a gênero, sexualidade e educação tem sido feitas periodicamente.

Camilo Antonio de Assis Barbosa

Assessoria de Comunicação – IFSULDEMINAS

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.