Pouso Alegre

Ônibus coletivo alerta para a campanha Outubro Rosa em Pouso Alegre

Magson Gomes / 10 outubro 2019

Um ônibus foi pintado na cor rosa e está circulando pela cidade. Segundo a empresa, O objetivo da campanha é informar e alertar a população sobre esse mal, e também, conscientizar as mulheres da importância da prevenção.

Ônibus coletivo é pintado de rosa em campanha contra o câncer de mama. Foto: Divulgação

Durante todo o mês de outubro são realizadas diversas campanhas para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama. É o chamado Outubro Rosa. E a empresa concessionária do transporte coletivo de Pouso Alegre aderiu à campanha. Um ônibus foi todo pintado na cor rosa e está circulando pelos bairros da cidade.

De acordo com a empresa Expresso Planalto, O objetivo da campanha é informar e alertar a população sobre esse mal, e também, conscientizar as mulheres da importância da prevenção. “O autoexame e a mamografia devem ser realizados ao longo de toda vida, com mais frequência a partir dos 40 anos de idade”, diz o comunicado da empresa aos usuários do serviço.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico, se descoberto a tempo.

Mas o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.

Mais Lidas