Gente do Mandu

Calçadão do Saúde é revitalizado por voluntários em Pouso Alegre

Magson Gomes / 06 outubro 2019

Revitalização foi realizada através do projeto Cores de Gaia, idealizado pela arquiteta Angela Marques e a artista plástica Fátima Dutra, com a Lei de Incentivo à Cultura. ASSISTA A REPORTAGEM EM VÍDEO.

O Calçadão do bairro Saúde acaba de completar 40 anos e ganhou de presente uma revitalização.

Assim estava o Calçadão antes de ser preparado para receber a intervenção artística. Foto: reprodução projeto Cores de Gaia

Nesse sábado (05), várias pessoas se juntaram para transformar o espaço em um lugar mais colorido e alegre. A ação foi realizada através do projeto Cores de Gaia, idealizado pela arquiteta Angela Marques e a artista plástica Fátima Dutra. O projeto tem o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

“É um trabalho coletivo que busca a ressignificação do espaço”, afirma Angela Marques.

No início do trabalho a arquiteta explica aos voluntários que a pintura é feita com tinta à base de terra crua, uma técnica milenar.

Alunos e professores do curso de design de interiores do Conservatório ajudaram na confecção dos desenhos que decoram os paredões do calçadão.

MORADORES LEVAM BOLOS E SUCOS

Moradores do bairro também contribuíram com mão na tinha, e ainda levaram bolos e sucos.

Depois de um dia inteiro de trabalho, o resultado é um Calçadão colorido e cheio de desenhos de flores, árvores, janelas e animais como pássaros e gatos. Os temas pintados foram definidos com a participação da comunidade do bairro e remetem à qualidade de vida, à natureza e ao sagrado feminino.

REPORTAGEM EM VÍDEO:

Mais Lidas