Notícia

IFSULDEMINAS abre inscrições para o vestibular 2020

Terra do Mandu / 01 outubro 2019

São mais de 3 mil vagas para cursos técnicos e superiores em todos os campi do Sul de Minas. O ingresso para os cursos superiores será pela nota do ENEM. Já para os cursos técnicos será pelo vestibular. Em todos os casos, a inscrições precisa ser feita até o dia 11 de novembro. taxa R$ 30.

No campus de Pouso Alegre tem cursos técnicos de administração, edificações e superiores de eng. civil, eng. química, entre outros. Foto: Terra do Mandu

As inscrições para o processo seletivo do 1º semestre de 2020 do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foram abertas nesta terça-feira (1º de outubro) e vão até o dia 11 de novembro.

A taxa de inscrição é de R$ 30 para todas as modalidades de cursos. O pagamento pode ser realizado até o dia 12/11/2019 em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para o ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados são gratuitos.

Ao todo, são oferecidas 3.224 vagas em cursos técnicos e superiores presenciais nos campi de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. São 1.820 vagas para cursos técnicos, 1.104 vagas para cursos superiores e 300 vagas para cursos superiores a distância.

Veja aqui os cursos disponíveis por cada campi: VESTIBULAR IFSULDEMINAS

SELEÇÃO PARA CURSOS SUPERIORES PELO ENEM

A novidade no processo seletivo desse ano é que o IFSULDEMINAS passa a considerar para efeito de classificação a nota mais alta obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017, 2018 ou 2019). Também não será estabelecido parâmetro mínimo para nota de corte na classificação dos candidatos.

VESTIBULAR PARA CURSOS TÉCNICOS

Já para os cursos técnicos, as provas serão realizadas no domingo, dia 24 de novembro, em um único período: das 08h30 às 12h30. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível a partir de 21/11, na página vestibular ifsuldeminas.

VAGAS DESTINADAS PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E DEMAIS COTAS

Do total de vagas, 50% serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas, destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.

Conheça o IFSULDEMINAS

O IFSULDEMINAS é uma instituição pública, de ensino gratuito, criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas, localizadas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas.

Mais Lidas