Notícia

Luigi Di Lazzaro ganha seu 1º campeonato brasileiro de kart e vai disputar mundial na Itália

Magson Gomes / 02 setembro 2019

Garoto de São Gonçalo do Sapucaí, chegou da França há 10 dias, onde fez sua estreia internacional, conquistou o brasileiro e já se prepara para nova viagem para a Europa.

Título leva Luigi de volta para a Europa. Foto: reprodução

Luigi Di Lazzaro, de 12 anos, está voando. O garoto de São Gonçalo do Sapucaí acaba de ser campeão brasileiro de kart, na categoria Mini Max. Com a conquista do final de semana, Luigi garantiu vaga para o campeonato mundial que será disputado em outubro, na Itália.

O piloto mirim chegou da França há 10 dias, onde participou do Rotax Max Challenge International Trophy, disputado em Le Mans. Entre os 32 pilotos, Luigi chegou em 6º lugar, considerado um excelente resultado para quem estava estreando em corridas internacionais. Luigi também lidera a Copa São Paulo KGV.

O piloto sulmineiro ganhou seu primeiro Campeonato Brasileiro Rotax no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), Luigi Di Lazzaro faz parte da equipe Sabiá Racing (Sicoob – Credivass | Anilag | Techspeed).

Com o título nacional, Luigi vai disputar o Campeonato Mundial Rotax, que terá a presença de 360 pilotos do mundo todo no Circuito Internazionale di Napoli, na Itália, no mês que vem.

“Ficamos muito emocionados e felizes com mais estas duas conquistas”, resume Danilo Di Lazzaro, pai de Luigi. “Não foi uma disputa fácil, o grid era muito qualificado e a disputa na final foi intensa e equilibrada. O Luigi estava muito focado em vencer e suas conquistas foram muito merecidas, ele e a equipe Sabiá Racing, especialmente o Divino, foram muito competentes”, vibra.

No próximo dia 17 de outubro Luigi Di Lazzaro embarcará para a Itália para a disputa do Rotax Max Finals, sua segunda participação no kartismo internacional. “Será uma nova experiência, desta vez mais equilibrada, já que os karts são fornecidos em sua totalidade pelos organizadores. Vamos usar as duas próximas etapas da Copa São Paulo KGV para que o Luigi se prepare para representar bem o Brasil neste evento internacional”, diz Danilo Di Lazzaro.

O garoto tem talento

A paixão de Luigi pelo automobilismo começou na frente da televisão, em casa mesmo. O pai dele conta que a família sempre se reuniu para assistir às corridas de Fórmula 1 e o menino ficava vidrado na televisão.

“O moleque sempre gostou de velocidade. Ele mesmo pesquisou na internet e viu que tinha uma aula de kart em São Paulo e ficou perturbando para eu leva-lo lá. Aí falei: vou levar um dia neh, que aí ele já anda. Vê o que é e não é e já desencana logo, alguma coisa assim”, conta o pai Danilo.

E esse foi o primeiro contato da criança de 9 anos com o kart. Ele entrou no equipamento, ouviu, atentamente, as instruções do professor e foram para a pista. Ele atrás do professor. Em 15 minutos de aula, Luigi já tinha andado 5 segundos na frente dos garotos mais velhos que estavam fazendo aulas há mais tempo.

Danilo lembra que o professor já desceu elogiando o garoto. Outras pessoas que já atuava no mundo profissional do automobilismo e que estavam no kartódromo também fizeram elogios e questionaram se, realmente, era a primeira aula de Luigi.

Em 2017 Luigi Di Lazzaro já entrou para uma equipe de kart e foi inscrito para a Copa São Paulo KGV, que é disputada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). No primeiro ano já foram cinco vitórias em 10 etapas. “Ele chegou na última etapa como líder, com 15 pontos na frente. Mas o kart dele deu problema quando liderava. Queimou a vela a cinco voltas do final e os adversários passaram, perdendo o campeonato por um ponto”, lamenta Danilo.

Luigi também lidera a Copa São Paulo KGV de kart. Foto: Mister Shadow

Mais Lidas