Pouso Alegre

Ruas de Pouso Alegre recebem serviço de capina elétrica; veja como funciona

Terra do Mandu / 09 julho 2019

Método realizado pela empresa especializada Desinsecta dispensa o uso de herbicida e é ambientalmente correto. Serviço começa nesta terça pelo bairro São João. Veja ruas abaixo da primeira etapa e como funciona a capina elétrica.

Capina elétrica é realizada em Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu

A partir desta terça-feira, 09 de julho, a Prefeitura de Pouso Alegre inicia a capina elétrica em ruas e bairros de toda a cidade. A capina elétrica não usa herbicida e é mais eficaz do que a capina manual. O trabalho será realizado na chamada área de domínio público, compreendendo ruas, sarjetas e guias de calçadas. O serviço deve durar quatro meses. A primeira etapa dos serviços ocorrerá em ruas do Bairro São João. Veja cronograma abaixo.

A capina elétrica , também conhecida por “capina ecológica” será feita por uma empresa contratada pela prefeitura, a Desinsecta, que utiliza a tecnologia desenvolvida pela ZASSO Brasil. O método utiliza descargas elétricas para eliminar as ervas daninhas, sem usar herbicidas. O serviço é de baixo custo e ambientalmente correto. O serviço ainda permite um alto grau de segurança e auxilia no controle de pragas e animais peçonhentos.

Após a aplicação da capina elétrica, os resultados são percebidos em sete dias.

Durante a execução dos trabalhos, os moradores devem evitar o estacionamento de carros nas ruas. O horário do serviço será das 07:00 às 18:00 em ruas residenciais e das 18:00 às 23:50, em ruas comerciais ou de grande fluxo. Mais informações no site da prefeitura.

Veja vídeo onde o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (PSDB), fala do início do serviço na cidade:

As ruas do São João por onde os serviços terão início são:

Rua Natércia

Rua Caldas

Rua Sabará

Rua Heliodora

Rua Antônio Barreiro da Silva

Rua Perdões

Rua Maria Augusta Ribeiro

Rua Piranguinho

Como funciona a capina elétrica

A capina elétrica é uma tecnologia nacional para uso em cidades foi desenvolvida pela ZASSO Brasil. A tecnologia é chamada de Eletroherb, que consiste em eliminar as ervas daninhas através de descarga elétrica. A princípio, a tecnologia foi desenvolvida para a agricultura orgânica, que foi adaptada para uso em áreas urbanas depois que a Anvisa proibiu o uso de herbicida nas cidades. A Desinsecta fez uma parceria com a ZASSO Brasil e passou a oferecer o serviço para prefeituras.

Uma máquina, tipo trator, tem os aplicadores adaptados para fazer a varredura em guias de calçadas e dar a descarga elétrica, através dos eletrodos. A descarga mata a planta até a raiz. O resultado é visto em uma semana.

Orientações à população

As ruas que vão receber a aplicação da capina elétrica devem estar com as guias livres de veículos estacionados, já que o trator precisa transitar no canto da rua. Onde tiver carro estacionado, não será possível fazer o serviço, por isso o pedido para a colaboração dos moradores.

A capina elétrica não oferece riscos à população. Apenas é solicitado que as pessoas evitem se aproximar a menos de dois metros do trator que faz as aplicações. A tecnologia é certificada NR12 e conta com sistemas de proteção e desarme automático em caso de incidente.

Outra ajuda importante é evitar de lavar calçadas durante o cronograma, pois a água em superfície durante a aplicação diminui a efetividade do controle do mato.

VÍDEO DEMONSTRATIVO DA CAPINA ELÉTRICA:

Mais Lidas