Saúde

Secretaria de Saúde confirma 1º caso de dengue em 2019 contraído em Pouso Alegre

Magson Gomes / 13 março 2019

O rapaz de 17 anos contraiu a doença na cidade. Ele já está em casa. Segundo a prefeitura, existem focos em quase 150 pontos de Pouso Alegre

Secretaria de Saúde informa que ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo intensificadas. Foto: Terra do Mandu

Um rapaz de 17 anos é a primeira vítima a contrair dengue em Pouso Alegre no ano de 2019. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste caso, o paciente foi infectado dentro da cidade, diferente de pessoas que pegam a doença em outros municípios.

Ainda de acordo com a prefeitura, o jovem, que é morador do bairro Primavera, faz o tratamento em casa.

Focos do mosquito por toda a cidade

Segundo o departamento de zoonoses do município, existem focos do mosquito Aedes aegypti por toda a cidade. No último levantamento feito em janeiro, eram 141 pontos monitorados com larvas do hospedeiro da doença.

Sintomas da dengue

Os sintomas mais comuns da dengue são febre repentina, dores de cabeça e ao redor dos olhos, dores no corpo e manchas avermelhadas. Se você sentir um ou mais desses sintomas combinados, é preciso procurar uma unidade de saúde.

Ações de combate

A Secretaria de Saúde também informou que as ações de combate ao mosquito transmissor estão sendo intensificadas. Mas é necessária a participação da população nesse trabalho de não deixar água parada em lugar nenhum e evitar, de todas as formas, a proliferação das larvas do inseto. Os quintais, caixas d´água e calhas devem ser verificadas e limpas pelos próprios moradores.

Mais Lidas