Chineses doam mais de mil livros para biblioteca de Pouso Alegre
Magson Gomes / 20 junho 2018
Magson Gomes / 20 junho 2018
As publicações em mandarim foram doadas pela XCMG, com fábrica em Pouso Alegre, e vão auxiliar estudantes do idioma e a comunidade chinesa que não para de crescer na cidade.
Que tal ler um pouco ou bastante, como preferir, sobre a milenar história da China? Conhecer mais sobre a cultura e a literatura do país oriental? Ou ainda, ler autores brasileiros publicados em mandarim? Se você quiser praticar o idioma oficial da China poderá se deleitar nos mais de mil livros entregues pela empresa XCMG à Biblioteca Municipal de Pouso Alegre. A inauguração do espaço foi na manhã desta quarta-feira (20), no Centro Cultural, onde está localizada a biblioteca, no antigo fórum.
A doação é um presente da prefeitura de Xuzhou, onde fica a sede da empresa na China.
Além dos livros, a XCMG, empresa estatal chinesa instalada em Pouso Alegre desde 2014, também doou a estrutura de estantes. A entrega foi feita diretora cultural da empresa, Karen Liu, à superintendente municipal de Cultura, Regina Franco.
TÍTULOS DISPONÍVEIS
Há no local diversos títulos da literatura chinesa. Mas o que chama a atenção são as coletâneas que contam a história de mais de 5 mil anos da China. Cada livro dessa coletânea narra um período marcante da milenar China.
Mas é possível encontrar dicionários que traduzem o mandarim, idioma oficial daquele país, para o português. Tem ainda Jorge Amado e Rubem Fonseca, autores brasileiros publicados em mandarim.
COMUNIDADE CHINESA EM POUSO ALEGRE E ESTUDANTES
Antes mesmo da chegada da XCMG, Pouso Alegre já recebia um significativo número de comerciantes chineses. Não há uma contagem oficial, mas eles administram lojas de comércio popular e lanchonetes na cidade.
Apenas na XCMG são cerca de 80 chinesas, além de mais de 500 funcionários brasileiros que também têm interesse pelo idioma.
“Essa doação é importante porque vai atender uma demanda grande de chineses que, atualmente, vivem aqui em Pouso Alegre. E é lógico, para brasileiros que querem aprender um pouquinho da cultura chinesa. É aberta a todos”, afirma Regina Franco. Veja o vídeo:
SOBRE A XCMG
A empresa chinesa XCMG, que produz máquinas pesadas, teve sua unidade inaugurada em Pouso Alegre em 2014. A multinacional estatal chinesa investiu cerca de R$ 1 bilhão na primeira etapa de instalação da fábrica. A promessa é gerar até 3 mil empregos diretos quando alcançar a capacidade plena de produção. Hoje a são cerca de 500 funcionários no local.
Fundada em Março de 1989 e em suas duas décadas de existência, a XCMG passou a ocupar uma posição de liderança no setor de máquinas pesadas. Ela ocupa a 5ª posição no mundo neste setor e a 1ª na China.
O Grupo XCMG é constituído por diversas fábricas de máquinas pesadas para construção civil. Os principais produtos são, por categoria: guindastes, terraplenagem, pavimentação, perfuratrizes, elevação e concretagem. A empresa é estatal e tem sede na cidade de Xuzhou.
[metaslider id=”4967″]
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu