Cão Jacaré quer um lar para viver

Magson Gomes / 09 agosto 2017

Jacaré foi castrado recentemente, após ter atacado um professor próximo da Praça João Pinheiro. O Cachorro é dócil, mesmo assim, passa por um processo para aceitar a adoção. Outros animais do Centro de Bem Estar também esperam por um lar. VEJA O VÍDEO REPORTAGEM DO CÃO JACARÉ ABAIXO.

O cachorro Jacaré tem cerca de três anos e sempre viveu ao redor da Praça João Pinheiro, Centro de Pouso Alegre, onde é cuidado por pessoas que moram ali perto. No mês passado, Jacaré mordeu um professor naquelas imediações. Todas as pessoas que conhecem o animal e tratam dele, afirmam que jacaré sempre foi dócil. Após o ataque, Jacaré foi levado ao Centro Municipal de Bem Estar Animal e castrado. Após os dias de recuperação, um voluntário adotou o cachorro. Mas Jacaré não se adaptou ao novo lar e foi levado de volta para a Praça João Pinheiro.

Aí entra a segunda parte da história.

Jacaré continua dócil com a maioria das pessoas. Flagramos crianças e idosos brincando com ele. Mas, diante da presença de algumas pessoas, Jacaré se mostra ‘ranzinza’ e late. Devido a esse comportamento, a diretora do Centro de Bem Estar, Roberta Carvalho, levou Jacaré de volta ao Centro para passar por um processo de reabilitação.

“E vamos tentar a doação para ele porque vai ser melhor. Aí se ele acostumar, ok. Senão, depois de um tempo a gente tenta [deixa-lo na Praça] novamente. Mas vamos dar um tempinho para ver se ele melhora um pouquinho. Ele é um animal dócil. Ele é muito bonzinho”, afirma a diretora.

O aposentado Mário mora próximo da Praça e sempre cuida do Jacaré. Ele não leva o cão para casa porque tem três cachorros e quatro gatos. “E jacaré não gosta de gato. Ele não pode ser provocado. Jacaré é um bom cachorro e merece um lar”.

Mais de 100 animais, entre cães e gatos, estão à espera de adoção no Centro de Bem-Estar

A capacidade do Centro de Bem Estar é para 60 animais. Mas atualmente está com o dobro da lotação. Todos já castrados, vacinados, a espera de um novo lar.

“A rua não é lugar para animal nenhum. Todos merecem um lar, amor e carinho. E respeito, principalmente”, diz Roberta Carvalho.

Quem quiser adotar o Jacaré ou outro cachorro ou gato, deve entrar em contato com o Centro de Bem-Estar Animal pelo telefone 3449-4020, agendar uma visita. Deve ser maior de idade e levar comprovante de endereço. A pessoa é entrevistada e se tiver apta, sai com o animal.

“Todos os animais saem castrados e vacinados”.

Os donos devem castrar e não abandonar os animais nas ruas, como lixo…

O Centro de Bem Estar não é um canil. A diretora do local chama a atenção que as pessoas acham que todos os animais que estão nas ruas deveriam ser recolhidos. Roberta lembra que não é assim que funciona e que não existe lar para todos. A diretora também afirma que a castração é a solução. E que a população tem que ter consciência e não jogar o animal na rua como lixo, por qualquer motivo.

“Se as pessoas tiverem mais consciência, mais respeito, mais responsabilidade, nós não teremos esse problema. Uma parte da população reclama, mas outra parte faz isso. Então a gente não consegue resolver esse problema por conta dessa irresponsabilidade”, diz Roberta Carvalho.

Os cães e gatos levados para o Centro de Bem Estar são tratados, caso estejam doentes, castrados e, depois de reabilitados, são colocados para adoção. Quando não aparecem voluntários que queiram adotar, os animais são devolvidos para os locais onde foram resgatados.

 

Mais Lidas