Notícia

Pouso Alegre tem 43 casos suspeitos de coronavírus; nenhum confirmado, diz secretaria de saúde

Terra do Mandu / 22 março 2020

Em Minas Gerais são 83 casos confirmados e mais de 7 mil suspeitos.

Os irmãos Rodrigo e Ricardo posicionaram uma Bandeira do Brasil em frente ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio em homenagem aos profissionais de saúde que estão de prontidão no local. Foto: reprodução HCSL

De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Pouso Alegre, até este domingo (22), são 43 casos suspeitos de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Ainda confirme o boletim local, nenhum caso foi confirmado. Todos esses 43 suspeitos estão em análise e os exames são aguardados. A maior parte desses pacientes com suspeita estão em quarentena doméstica.

Em Minas Gerais, até o momento, 7.190 casos estão em investigação como suspeitos e 83 pessoas tiveram os exames confirmados para covid-19.

Os casos confirmados estão espalhados por 12 cidades: Belo Horizonte; Coronel Fabriciano; Divinópolis; Ipatinga; Juiz de Fora; Mariana; Nova Lima; Patrocínio; Poços de Caldas; Sete Lagoas; Uberaba e Uberlândia.

MEDIDAS ADOTADAS EM POUSO ALEGRE

O decreto nº 5.124 da prefeitura de Pouso Alegre, editado na sexta-feira (20), determinou o fechamento da maior parte do comércio da cidade como medida para evitar o alastramento do novo coronavírus.

De acordo com o decreto, apenas os serviços considerados essenciais permanecerão abertos. Entre eles estão supermercados, farmácias, casas lotéricas, Correios, empórios e postos de combustíveis. O que significa que ainda haverá circulação de pessoas pelas ruas da cidade, porém em menor número.

O decreto ainda proíbe a aglomeração de pessoas nas ruas e demais espaços públicos de Pouso Alegre e prevê, caso necessário, o uso da força policial para dispersar essas aglomerações.

O serviço de Zona Azul estará suspenso em Pouso Alegre a partir dessa segunda-feira (23). Multas que tenham sido aplicadas na sexta-feira (20) e neste sábado (21), quando a cobrança ainda era realizada, serão canceladas.

DECRETOS PUBLICADOS

Na terça-feira (17) o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), assinou o decreto municipal nº 5.117 que declara situação de emergência em saúde pública no município em razão da pandemia do novo coronavírus. Simões assinou ainda o decreto nº 5.118 que institui o Comitê de Operações de Emergência de Saúde do COVID-19 (COES – Pouso Alegre – COVID 19).

O Comitê de Operações de Emergência de Saúde do Covid-19 é composto por autoridades e representantes da área da saúde e comércio da cidade de Pouso Alegre, que fará reuniões periódicas para avaliar a evolução do avanço da doença na cidade e apresentar medidas para a contenção da doença. Novos decretos poderão ser publicados, caso ocorra evolução da epidemia.

As duas medidas já tinham sido anunciadas na segunda-feira (16/03) durante reunião realizada na prefeitura com a presença de outras autoridades. Diferente do que foi anunciado na reunião, o decreto aumenta o tempo de aulas suspensas na rede municipal, passando ser entre os dias 18 e 31/03.

Mais Lidas