Corrida aos supermercados é desnecessária, afirma presidente da associação do setor
Magson Gomes / 18 março 2020
Magson Gomes / 18 março 2020
De acordo com Alexandre Poni, da Associação Mineira dos Supermercados, não há motivo para as pessoas formarem estoque de produtos em casa e que o abastecimento e funcionamento seguem dentro da normalidade, mesmo com as notícias e medidas sobre o novo coronavírus. Único produto em falta é mesmo o álcool gel.
Os supermercados de Pouso Alegre, assim como em outras regiões o estado, registraram aumento nas vendas acima do normal para esse período do mês. A corrida das pessoas ao mercado ocorre após os anúncios das autoridades de medidas para conter o avanço do novo coronavírus.
A reportagem do Terra do Mandu conversou com três gerentes de diferentes lojas. Todos confirmam que teve um aumento tanto na quantidade de clientes nas unidades assim como no valor médio das compras, o que significa que os consumidores estão levando produtos acima do volume que costumam levar para casa nesse.
Os produtos mais buscados são os itens de higiene pessoal e limpeza doméstica. O álcool gel é procurado, mas não é encontrado em supermercados da cidade.
A professora Ana Rosa Braga foi até o supermercado para comprar os itens essências para o dia a dia. Ela conta que pegou um pouco a mais, com uma certa sobra, mas não chega ser um estoque de produtos. Como não encontrou o álcool gel, ela levou o álcool líquido mesmo, de 90%, mais uma gelatina para fazer a mistura em casa.
Dona Maria Augusta Ferreira, de 70 anos, também estava em um supermercado em busca do álcool gel ou o líquido de 70%. Ela já passou por algumas farmácias e não encontrou o produto.
A subgerente de um supermercado do centro de Pouso Alegre, Elisabete Pifano, conta que na manhã desta terça-feira (17) chegou um carregamento do álcool gel, mas no início da tarde já havia acabado o estoque.
Já em outro supermercado, o gerente contou ao Terra do Mandu que na quarta-feira (11) da semana passada havia 600 caixas de álcool gel, com 12 frascos cada. O estoque de 7.200 unidades se esgotou na segunda-feira (16).
Mesmo sem encontrar o álcool, os consumidores estão levando outros itens, principalmente produtos de limpeza e higiene pessoal. O gerente do supermercado disse que não estão vencendo repor as mercadorias nas prateleiras.
ASSOCIAÇÃO DOS SUPERMERCADOS AVISA QUE NÃO É NECESSÁRIO FAZER ESTOQUE EM CASA
A Associação Mineira dos Supermercados (Amis) se manifestou após o aumento do movimento nas lojas do estado após o anúncio da chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
De acordo com o presidente da instituição, Alexandre Poni, o abastecimento dos supermercados está normal. A única falta é mesmo álcool gel, que teve excesso de demanda e há dificuldade de fornecimento pelos fabricantes.
“Nos últimos dias foi registrado crescimento de demanda por outros itens, como produtos de higiene pessoal, limpeza doméstica e alguns tipos de alimentos. Mas nada que provoque o desabastecimento de lojas”, afirma Poni em vídeo divulgado neta quarta-feira no site da Amis.
Segundo o presidente, em contato com as empresas fornecedoras do segmento, a previsão é que o quadro de normalidade e o abastecimento se mantenha.
“Não há necessidade de o consumidor formar estoque. Isso contribuiria para um descontrole de abastecimento. Os supermercados permanecem com os horários de funcionamento normal”, avisou o presidente da Amis.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu