Pouso Alegre

Comunidade em Pouso Alegre celebra o dia de Santa Edwiges, padroeira dos endividados

Magson Gomes / 16 outubro 2019

As celebrações na igreja dedicada à Santa Edwiges vão até o próximo domingo, 20. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

Nesta quarta-feira (16) é comemorado o Dia de Santa Edwiges, que segundo a Igreja Católica, é a santa padroeira dos pobres e endividados. Em Pouso Alegre tem uma comunidade dedicada à Santa que fica no bairro de mesmo nome.

As celebrações em louvor à Santa Edwiges tiveram início no dia 11 e seguem até o próximo domingo, dia 20. Hoje, dia dedicado à Santa, a missa será às 19h, seguida de procissão luminosa. No domingo serão quatro missas e procissão após a celebração solene das 18h.

A igrejinha na praça do bairro fica aberta o dia todo. Os devotos também passam pela imagem que fica em frente à praça, acendem velas e fazem suas orações.

A programação social tem quermesse desta quinta à domingo, quando também será servido almoço.

História de Santa Edwiges

De acordo com a Igreja Católica, Edwiges nasceu em 1174 em uma família rica, mas não se conformava com o sofrimento das pessoas por causa da falta de dinheiro.

Então, ela teria passado a ajudar as mulheres que perdiam os maridos nas guerras, as crianças órfãs e os sitiantes que perdiam as colheitas. Edwiges morreu aos 69 anos. Ela virou santa 24 anos depois. Seu corpo está em um convento, na Polônia.

Imagem de Santa Edwiges, na praça do bairro. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu



Mais Lidas