Estudantes vão à Câmara manifestar, presidente encerra sessão e chama a PM

Magson Gomes / 28 novembro 2017

Os manifestantes são contra a transferência de turmas do ensino médio para o estado e querem derrubada de decreto do prefeito.

Esta terça-feira (28) não teve sessão ordinária na Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG). O presidente da Casa, vereador Adriano da Farmácia (PR) encerrou a reunião logo no início, após a leitura do expediente.

O motivo: estudantes, pais e professores do ensino médio municipal estavam no auditório e começaram a se manifestar ao saberem que o projeto que reivindica a manutenção do 2º grau em três escolas municipais não estava na pauta para ser votado.

Mesmo após o encerramento da sessão, os estudantes permaneceram dentro da Câmara com cartazes e apitos. A Polícia Militar foi chamada para fazer a segurança do local. Cerca de meia-hora depois, a Câmara foi esvaziada. Mas os estudantes foram para a garagem onde os vereadores saem e continuaram o protesto até às 21h.

LEIA TAMBÉM: Vereadores prometem derrubar decreto do prefeito que transfere ensino médio para o estado

O projeto de Decreto Legislativo que suspende a eficácia do Decreto do prefeito Rafael Simões (PSDB) é de autoria do vereador Dito Barbosa (PSDB) e tem o apoio de outros vereadores.

ASSISTA AO PROTESTO E ENTREVISTA COM ESTUDANTES, PAIS E VEREADOR:

Os protestos de estudantes e pais iniciaram em setembro, quando o prefeito Rafael Simões (PSDB) solicitou que as turmas do ensino médio municipal fossem transferidas para o estado.

O prefeito Rafael Simões baixou o decreto nº 4.842 de 31 de outubro de 2017 que transfere para o Rede Estadual de Educação as turmas do ensino médio na Rede Municipal de Ensino. Segundo o prefeito, o município não tem condições de manter as turmas porque terá o “significante aumento de gastos com infraestrutura para atender a demanda de mais vagas em creches, pré-escolas e escolas de ensino infantil” que são prerrogativas do município.

Parecer contrário

Segundo a reportagem do Terra do Mandu apurou com um vereador, o parecer do jurídico da Câmara foi contrário ao projeto de Decreto Legislativo e indica a votação contrária e, consequentemente, continuará valendo o decreto do prefeito que transfere as turmas do ensino médio para o estado.

Os estudantes bloquearam a saída dos vereadores pela garagem da Câmara

 

Mais Lidas