Primeiro dia de mudanças no transporte coletivo gera reclamações em Pouso Alegre

Magson Gomes / 07 agosto 2017

Empresa justifica que foi feita pesquisa com usuários para implantar o sistema de linhas ligando bairros ao centro. Para seguir para outros bairros, passageiros devem fazer a integração de linhas.

As mudanças no transporte público de Pouso Alegre pegaram muitos passageiros de surpresa. O primeiro dia foi de reclamações para quem precisou ir de um bairro a outro. A partir desta segunda-feira (07), as linhas de ônibus que saem dos bairros vão direto para o centro, onde os passageiros devem fazer a integração de linha para seguir para outro bairro.

A mudança anunciada pela Viação Princesa do Sul, concessionária que administra o serviço, não afeta quem pega o ônibus no bairro com destino ao centro da cidade.

A reportagem do Terra do Mandu ouviu os usuários. A empregada doméstica Lucinéia Toledo saiu do bairro Cidade Jardim para trabalhar no bairro São João. Ela teve que descer no ponto final da Praça João Pinheiro onde pegaria outro circular para chegar no seu destino. Mas como ela não tinha o cartão para fazer a integração, teve que seguir até o trabalho a pé. “Hoje não funcionou. Me pegou de surpresa porque não sabia disso. Complicou mais porque vou ter que caminhar e chegar mais tarde no serviço”, reclama Lucinéia que antes fazia todo o trajeto em um único ônibus.

Situação parecida também para a emprega doméstica Luzia do Carmo. Ela pegou a linha do bairro Faisqueira e foi até o ponto central e teve que esperar uma nova linha para ir até o bairro Colinas de Santa Bárbara. “Eu pegava direto. Pegava Faisqueira – Polivalente e subia direto onde eu trabalho. Estou gastando mais tempo”.

E assim, outros passageiros também reclamavam do primeiro dia do novo sistema de integração de linhas.

Ouça os usuários reclamando:

O que diz a empresa

A concessionária do transporte público alega que as alterações foram feitas para atender a maioria dos usuários que utilizam as linhas bairro – centro, e o centro – bairro.

Quem precisa seguir de bairro a bairro terá que fazer a integração de linhas, sem pagar nova passagem. Ainda segundo a Viação Princesa do Sul, a mudança vai melhorar a pontualidade dos ônibus.

O coordenador operacional da empresa, André Luiz da Silva, explica que as mudanças nas linhas foram feitas porque a maioria dos passageiros utilizam o itinerário bairro-centro. Segundo o coordenador, a empresa fez um estudo antes de aplicar as alterações nas linhas. “Onde 80% dos passageiros utilizam as linhas bairro-centro e centro-bairro. E o que acontece em Pouso Alegre é o aumento na demanda de veículos, que acaba congestionando as vias principais de Pouso Alegre, como Rua Comendador, Bom Jesus”, explica André Luiz que justifica que as alterações vão melhorar a pontualidade das linhas.

O coordenador operacional ainda explica que o passageiro fará a integração sem o custo da segunda tarifa. Basta adquirir o cartão, que é gratuito, o usuário paga o valor da recarga em passagens.

Os horários das linhas estão disponíveis no site da Princesa do Sul.

Ouça a entrevista com o coordenador da operacional:

Mais Lidas