Pouso Alegre passa a oferecer sensor de monitoramento contínuo de glicose a diabéticos

Dispositivo será fornecido a pacientes que atendam aos critérios definidos pela Secretaria de Saúde; acompanhamento envolve especialistas, Serviço Social, Assistência Farmacêutica e equipe de enfermagem

Iago Almeida / 29 setembro 2026

Foto: PMPA

A Prefeitura de Pouso Alegre/MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passou a oferecer o sensor de monitoramento contínuo de glicose a pacientes que atendam aos critérios estabelecidos pelo município. O dispositivo permite acompanhar os níveis de glicose de forma contínua e busca facilitar a rotina de pessoas que precisam realizar o controle frequente da glicemia.

O fornecimento será realizado por meio de um trabalho integrado entre o CEMED, o Centro de Especialidades e a Assistência Farmacêutica, com etapas que envolvem avaliação médica, análise da solicitação, autorização, dispensação do dispositivo e orientação para o uso.

A medida amplia as possibilidades de acompanhamento dos pacientes que necessitam de monitoramento frequente da glicose e, segundo a Secretaria de Saúde, contribui para mais praticidade, segurança e autonomia no cuidado diário.

Quem pode receber o sensor?

O fornecimento é destinado a pacientes que se enquadrem nos critérios definidos para o programa. Entre os grupos incluídos estão pacientes insulinodependentes com diabetes mellitus tipo 1, pessoas em tratamento oncológico, pacientes em hemodiálise e gestantes.

A concessão, no entanto, depende de avaliação e do cumprimento de todas as etapas previstas no fluxo estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Como solicitar o sensor?

O processo começa durante o acompanhamento do paciente com um médico especialista no CEMED ou no Centro de Especialidades. Após a avaliação, caso o profissional identifique a indicação para utilização do dispositivo, é emitido o relatório necessário para dar continuidade à solicitação.

Com o relatório em mãos, o paciente é encaminhado ao Serviço Social, que realiza a avaliação do pedido. Se a solicitação for aprovada, a documentação é encaminhada para a Assistência Farmacêutica do CEMED, responsável pela dispensação dos sensores.

Primeiras aplicações são acompanhadas por profissionais

Além do fornecimento do dispositivo, os pacientes recebem orientação para aprender a utilizar corretamente o sensor. A equipe de enfermagem acompanha esse processo e realiza a primeira e a segunda aplicações do dispositivo junto ao paciente ou responsável. A proposta é permitir que o usuário aprenda, na prática, como realizar o procedimento de maneira adequada.

Depois desse período inicial de adaptação e orientação, as próximas dispensações passam a ser realizadas diretamente ao paciente ou responsável, de acordo com a programação estabelecida para a continuidade do acompanhamento.

Atendimento é feito por diferentes setores da Saúde

O fluxo criado pelo município envolve diferentes áreas da rede de saúde. O acompanhamento médico é realizado pelos especialistas do CEMED ou do Centro de Especialidades, enquanto o Serviço Social avalia a solicitação e a Assistência Farmacêutica fica responsável pela dispensação.

A equipe de enfermagem participa da etapa de orientação e treinamento para o uso do dispositivo. Dessa forma, o fornecimento do sensor não se limita à entrega do equipamento, mas inclui avaliação, autorização, orientação e acompanhamento dos pacientes que atendem aos critérios definidos.

A iniciativa amplia o suporte oferecido pelo município a pessoas que precisam de acompanhamento frequente da glicose e busca tornar o controle diário mais prático, seguro e adequado às necessidades de cada paciente.

Mais Lidas