PCMG vai criar Delegacia Rural para atender 72 municípios do Sul de Minas

Polícia Civil anuncia Projeto Campo Seguro. Intuito é reduzir criminalidade no campo nas regionais de Pouso Alegre, São Lourenço e Itajubá.

Nayara Andery / 25 abril 2025

O 17º Departamento de Polícia Civil (DEPPC) anunciou a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e do Projeto Campo Seguro da PCMG. Iniciativa vai beneficiar 72 municípios das delegacias regionais de Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço, que compõem o Departamento.

A informação foi divulgada pela instituição, nesta quinta-feira (24/4). O chefe do 17º DEPPC, delegado-geral Pedro Henrique Rabelo Bezerra, fez a primeira reunião com sindicatos rurais, associações e representantes de empresas do agronegócio, nesta quarta-feira (23/4).

Ele apresentou o projeto, iniciativa estratégica para fortalecer a segurança nas zonas rurais. Bezerra detalhou dados da abrangência do Departamento no Sul de Minas, índices de criminalidade rural em cada delegacia regional e nos principais municípios da região.

A criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais é parte desse projeto. O foco é intensificar a presença policial e recursos logísticos no campo. A data da criação ainda não foi anunciada.

Segundo a PCMG, os principais crimes que afetam as comunidades são furtos, roubos, entre outros. O projeto prevê qualificar e aprofundar investigações voltadas a esses delitos.

O delegado-geral explica que a dimensão da região rural no Sul de Minas é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo órgão de segurança. A expectativa é ampliar o atendimento e a proteção à população.

“Com mais esta iniciativa, contamos com uma estrutura para superar as dificuldades geradas pela extensão territorial e acesso às áreas rurais. Desta forma conseguimos estender ainda mais o alcance e ampliar a proteção aos moradores do campo.”

Mais Lidas