O Pouso Alegre já está em preparação para o Campeonato Mineiro de 2025, que estreia no dia 18 de janeiro, ou seja, daqui pouco mais de um mês. Enquanto o time realiza os treinamentos nesta pré-temporada no interior de São Paulo, novos jogadores vêm sendo anunciados.
Entre a última sexta-feira (13/12) e esta segunda-feira (16/12), a SAF do Pousão anunciou quatro jogadores. Entre eles, o retorno do atacante Cristian Bauer, de 22 anos, que veio da base do Pousão e já completa dois anos no time profissional. Ele estava emprestado até o fim da temporada 2024.
Outro jogador anunciado foi o meia uruguaio Joaquin Vergés, de 32 anos, que estava no Mushuc Runa, na primeira da Liga do Equador. Em 28 jogos, ele marcou 4 gols e deu 6 assistências. Vergés defendeu ainda o Gualeceo e o Nueve de Octubre no futebol do Equador. O Pouso Alegre SAF vai ser o primeiro time brasileiro do jogador.
O volante Maurício, que iniciou carreira no Fluminense, também chegou ao Pousão. De 2010 até o início deste ano, atuou no futebol europeu. Na Rússia, atuou pelo Zenit, Terek Grozny e Rodina Moskva. Na Grécia, defendeu PAOK e Panathinaikos. Em Portugal, esteve as duas últimas temporadas no Portimonense. No segundo semestre de 2024, fez parte da campanha de acesso do Athletic Club à Série B.
Por fim, o Pousão anunciou nesta segunda-feira, o lateral direito Sandro. Com 25 anos, o lateral vem do Foz Do Iguaçu e também teve ótima passagem pela URT em 2023, disputando o módulo I do Mineiro.
Mais contratados
Entre os outros já contratados, estão o zagueiro Felipe Moreira, que retornou após boa passagem pelo Contagem; o atacante Tháileon, artilheiro entre as três divisões do mineiro em 2024; o volante Magno Ribeiro Ferreira, de 31 anos, que também está retornando; o lateral-esquerdo Jonathan, que chega do futebol português; o zagueiro Victor Araújo, cria da base do Vasco e que acumula convocações para a Seleção Brasileira de base; e Dagoberto Souza de Oliveira, ex-Mutum/MT.
Novo gerente de futebol
O ex-jogador Henrique Pacheco Lima será o gerente de futebol do Pouso Alegre. Henrique encerrou a carreira de atleta há pouco tempo e já estava se preparando para o trabalho fora de campo. O ex-volante fez mais de 500 jogos pelo Cruzeiro. Foram dez anos no clube de Belo Horizonte, com dez títulos conquistados.
Disputa do Mineiro
O Campeonato Mineiro 2025 começa no dia 18 de janeiro e termina no dia 15 de março. O formato da disputa é praticamente o mesmo dos dois últimos anos. Muda o sistema de disputa das semifinais e final. E muda também a regra para o rebaixamento.
O estadual continua com 12 equipes, divididas em três grupos com quatro times cada. As equipes de um grupo enfrentam as equipes dos outros dois grupos. Os três melhores de cada chave, mais o segundo melhor geral passam para o mata-mata da semifinal, para ver quem chegará à grande final.
- Leia também: Confira a tabela detalhada do Campeonato Mineiro de 2025; Pouso Alegre x Atlético-MG será no Manduzão
A mudança em relação às últimas edições do Mineiro é que desta vez pode ter pênaltis. A partir da semifinal não tem mais vantagem para o time de melhor campanha na fase anterior.
A semifinal será disputada em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, a disputa vai para os pênaltis. A final terá o mesmo formato.
Outra alteração em relação às duas últimas edições é que o rebaixamento das duas equipes volta a ser as que tiverem as piores campanhas no geral da primeira fase. Sendo assim, não terá mais o ‘triangular da morte’.