Região

Jogador morre após passar mal em campo de futebol no Sul de Minas

Homem teve parada cardiorrespiratória e motorista de ambulância não estava no local; jogador ficou caído no gramado por cerca de 6 minutos, segundo organização

Iago Almeida / 16 setembro 2024

Um homem de 37 anos morreu após passar mal durante uma partida de futebol amador em Maria da Fé, no sul de Minas Gerais. Willer Vilas Boas atuava pelo Atlético São João, que jogava contra o União F.C. na manhã deste domingo (15/9), pela Copa das Oliveiras.

A copa é organizada por uma empresa privada, contratada por licitação pela Secretaria Municipal de Esportes de Maria da Fé. O lance em que o jogador passou mal aconteceu aos 25 minutos do primeiro tempo, logo após um escanteio batido pelo União. A partida estava sendo transmitida pelo canal Resenha do Esporte, mas a imagem não mostra o momento em que o jogador cai em campo.

O juiz para o jogo ao ver o homem caído. Os outros jogadores se desesperam, chamando a maca para entrar em campo, mas o motorista da ambulância de apoio a partida não estava no local. Os narradores confirmam a informação, ao vivo.

Foto: Reprodução Canal Resenha do Esporte

Outros jogadores começam a tirar a camisa e abanar o colega que está caído e desacordado. Segundo a Polícia Militar, que registrou um Boletim de Ocorrências, o motorista da ambulância foi localizado apenas 30 minutos depois do ocorrido.

O jogador foi levado ao hospital com cerca de 6 minutos, pela organização e próprios jogadores. A informação foi confirmada pela empresa LEE Eventos Esportivos, que entrou em contato com o Terra do Mandu.

A PM também confirmou que os primeiros socorros foram prestados por quem estava no local e tentava ajudar. A mulher do jogador também entrou em campo. Testemunhas contaram que a porta da ambulância foi arrombada para que a maca fosse levada até o jogador. Na transmissão é possível ver um jogador empurrando a maca até o local, antes da transmissão ser interrompida.

Foto: Reprodução Canal Resenha do Esporte

Tudo aconteceu no Estádio Coronel Silvestre Ferraz. A Câmara informou que apresentará um requerimento solicitando informações sobre o fato ocorrido. O Terra do Mandu entrou em contato com a Prefeitura, que até o momento não se pronunciou sobre o caso. Pelas redes sociais, a secretaria de esportes lamentou o ocorrido.

Também pelas redes sociais, o Clube Ivema contou que Willer Vilas Boas era um atleta de futebol que desde menino sempre frequentou as instalações do clube. Eles citaram que o homem era o criador do “Jogo das Estrelas” e do “Time do Zilino”, que no próximo dia 28/9 teria mais uma edição no clube.

“Nós do Clube Ivema nos solidarizamos com sua família e amigos e nós colocamos a disposição para manter viva o amor e paixão de Willer pelo Esporte de Maria da Fé. Comunicamos também cancelamento de nossas atividades deste domingo e dos próximos dias, em respeito daquele que muito fez por nós”, citou a nota.

O clube ainda informou que suspendeu de forma imediata a continuidade da competição, devido ao ocorrido. A organização disse que vai se reunir com a diretoria, responsáveis das equipes e autoridades de saúde para buscar formas seguras de continuar a competição.

O Terra do Mandu também tenta contato com a família do jogador, mas até o momento sem sucesso. O corpo de Willer Vilas Boas foi sepultado às 10h desta segunda-feira (16/9) no Cemitério Municipal de Maria da Fé. Ele deixa esposa.

Caso Juan Izquierdo

Recentemente, um caso como este aconteceu com um jogador de 27 anos, que morreu após ter passado mal durante uma partida da Copa Libertadores. O atleta era do Nacional, do Uruguai, e estava jogando contra o São Paulo.

Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, faleceu em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. Juan passou mal em campo durante uma partida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, no estádio do Morumbi. Logo após dar entrada no hospital, foi para a UTI.

Juan deixa a esposa e dois filhos – a filha mais nova nasceu há pouco mais de uma semana / Foto: Divulgação

Mais Lidas