Notícia

Antiga Estação Ferroviária será Casa do Artesanato de Pouso Alegre

Artesãos contam que há 20 anos esperavam para ter um espaço na cidade. Prefeitura quer abrir local ao público em abril.

Nayara Andery / 22 março 2024

Casa do Artesanato, em Pouso Alegre.

O prédio histórico que já abriu a Estação Ferroviária de Pouso Alegre vai abrigar a Casa do Artesanato. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (22/3). A prefeitura pretende abrir o espaço ao público em abril.

Pouso Alegre tem mais de 300 artesãos que fazem produtos com uso de madeira, metal, vidro, materiais da natureza e outras origens. Os dados são citados pela presidente da Associação Coraminas, Regina Ferreira.

A Cora Minas reúne mulheres que fazem artesanato em tecido, fuxico e materiais derivados. “Sonhamos há 20 anos em ter um espaço para mostrar produtos de artesãos de diversos segmentos da cidade, mostrar nosso trabalho.”

A Casa do Artesanato tem legado cultural, pois funcionou como Casa da Cultura Menotti Del Picchia. O prefeito Dimas Fonseca, lembra que quando criança usava a Estação Ferroviária. “Escolher esse local para ser o espaço dos artesãos, é preservar a cultura e a história de Pouso Alegre, do passado, presente e futuro.”

Como vai funcionar

A Casa do Artesanato será um espaço onde dezenas de artesãos podem expor e vender sua produção. Um edital está em elaboração pela Superintendência de Cultura. Ele vai definir as regras, inscrição e seleção de artesãos.

A previsão da prefeitura é que o edital esteja pronto a partir do fim de março. Depois começa o prazo para artesãos selecionados se instalarem no local. Só após essa etapa é que a Casa do Artesanato será aberta ao público. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.

Identidade Cultural de Pouso Alegre

Qual é a identidade cultural da produção artesanal em Pouso Alegre? Essa é a pergunta que uma pesquisa entre prefeitura, Sebrae, artesãos e parceiros vai responder. O estudo já está em andamento.

Artesanato e reunião entre Sebrae e artesãos em Pouso Alegre. Foto Iago Almeida.

Uma palestra abordou a identidade cultural, na sede do Sebrae, nesta semana (19/3). O evento reuniu cerca de 25 artesãos. Eles apresentaram peças que produzem e trocaram experiências de trabalho.

O objetivo do estudo é apontar a relação entre o artesanato e características próprias de Pouso Alegre. Isso significa que quando um morador ou turista vê aquela peça, já percebe sua identidade visual, ou seja, de onde veio.

Esse levantamento ainda deve apontar quais os tipos de artesanato são produzidos na cidade. Segundo Regina, existem quatro associações de artesãos, dos artesãos que são autônomos.

Um projeto paralelo quer levar o artesanato para dentro de hotéis de Pouso Alegre. O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA) promove reuniões com representantes da rede hoteleira, para formalizar a ação.

Centro de Convivência do Idoso

Esse espaço funcionava até pouco tempo como ponto de reuniões e atividades do Centro de Convivência do Idoso. O prefeito anunciou que vai divulgar em abril o novo local disponibilizado para eventos e reuniões da terceira idade.

Mais Lidas