Notícia

Rodeio em Pouso Alegre: cartaz divulga festa que acontece em novembro

Imagem circulou as redes sociais nesta sexta-feira e gerou discussão entre moradores; Câmara confirmou apoio à realização do rodeio

Iago Almeida / 02 junho 2023

Uma arte começou a circular nas redes sociais (veja abaixo) nesta sexta-feira (02/06), anunciando a 1ª Festa do Peão de Pouso Alegre, a ser realizada em novembro de 2023. A informação gerou discussão e dúvidas nas redes sociais.

Muitos moradores pensaram que a imagem se tratava de uma fake news. Entretanto, o Terra do Mandu confirmou que a festa vai mesmo acontecer, entre os dias 15 e 18 de novembro.

Mas, ainda não há informações sobre o evento, bem como de atrações e como vai funcionar o rodeio. O evento ainda está sendo preparado e mais informações devem ser divulgadas em breve.

Em nota, a Câmara Municipal informou que apoia a realização do evento. “A Câmara apoia a realização do rodeio enquanto fomento do desenvolvimento rural e do turismo, com responsabilidade social”, citou a nota enviada ao Terra do Mandu.

Procurada, a prefeitura não se pronunciou sobre o evento, bem como a Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Rafael Simões, que aparecem como apoiadores do evento, no cartaz divulgado.

A festa estaria sendo organizada pela Associação Rural de Pouso Alegre (ARPA). Veja o cartaz que circulou nas redes sociais:

Após a circulação, usuários usaram as redes sociais para emitir opiniões. Alguns elogiaram, enquanto outros não concordaram com a realização da festa na cidade:

Lembrando que no dia 25 agosto de 2022, a Justiça havia determinado a proibição de rodeios em Minas Gerais, atendendo a um pedido de uma organização não governamental Instituto Protecionista – SOS Animais & Plantas.

Na primeira decisão, o magistrado considerou que há “acentuada probabilidade” de os animais serem usados como “meras coisas” e de serem “submetidos a sofrimentos até a morte”. A sentença impedia apenas o rodeio. As atrações musicais poderiam ocorrer normalmente.

Entretanto, no dia 31 do mesmo mês, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou a liminar que tinha proibido os eventos no estado. “O rodeio promove o desenvolvimento econômico, social e cultural, notadamente se se considerar que a principal atividade da maioria dos municípios mineiros é o agronegócio”, destacou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Em Pouso Alegre, segundo o Código de Posturas, não há nenhuma proibição; mas é preciso seguir algumas normas citadas no documento para realização de eventos no município:

Em 2015, um projeto de lei foi apreciado pelo plenário da Câmara dos Vereadores em Pouso Alegre, mas acabou recusado. No site do Legislativo é possível ver que a situação do projeto aparece como arquivada:

Presidente de ONG animal colhe assinaturas para pedir cancelamento do evento

Por meio de suas redes sociais, Adriana Sula, presidente da ONG Patas de Anjos (que acolhe animais de grande porte), se posicionou contra a realização do rodeio e informou que vai agir para tentar barrar a realização do evento na cidade.

A protetora de animais disse que está se movimentando para colher assinaturas da população, para que ela consiga entrar com um pedido no Ministério Público de Minas Gerais. Veja o vídeo publicado por ela nas redes sociais, clicando aqui, ou abaixo:


Mais Lidas