Região

Feira de Tecnologia da FAI apresenta mais de 70 projetos em Santa R. do Sapucaí

Organização da FAITEC estima que cerca de 10 mil pessoas visitem a feira entre 19 e 21 de outubro, no Ginásio Alcidão

Nayara Andery / 20 outubro 2022

A 33ª Feira de Tecnologia da FAI (FAITEC) volta ao formato presencial em Santa Rita do Sapucaí e deve atrair 10 mil visitantes. O público pode conferir 74 trabalhos, um robô da indústria 4.0 e o Espaço Profissões. O evento que tem entrada gratuita é realizado de 19 e 21 de outubro, de 19h às 22h, no Ginásio Alcidão.

Cada projeto aborda informações, demonstração e soluções para diversos segmentos de mercado. O Centro de Ensino Superior em Gestão Tecnologia e Educação (FAI) traz projetos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia e dos novos cursos, de Enfermagem e Psicologia, além do Colégio Tecnológico Delfim Moreira.

FAITEC 2022 tem 74 projetos voltados para sete áreas de formação. Foto Terra do Mandu.

As atrações da FAITEC incluem o Espaço Profissões, onde os visitantes podem conferir as novidades e aplicações de cada curso. Entre os destaques está um robô que mostra em tempo real uma linha de montagem da indústria 4.0, a quarta revolução industrial. Na área externa do ginásio tem o festival de Food Trucks.

Projetos atraem o público

No rosto dos visitantes é possível perceber o interesse pelos trabalhos participantes. Pelos olhos ou até a expressão facial é possível perceber a curiosidade, surpresa ou até pessoas que se identificam com cada tema presente nos projetos apresentados em stands, divididos por cursos.

É possível encontrar projetos que fazem ou podem fazer parte do cotidiano. No curso de administração, os projetos trazem a gestão. O grupo de Isaías Júnior mostra o sistema de produção de uma fábrica de lâminas de roçadeiras, aparelho que é utilizado no setor agrícola da região.

Graduandos de Sistemas de Informação apresentam temas diversos. Tem grupos que criaram jogos para diferentes faixas etárias. A equipe de Victor de Andrade preferiu mostrar ao público o que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e como as pessoas podem se proteger do vazamento de informações pessoais.

No campo da saúde, que abrange os novos cursos de Psicologia e Enfermagem, encontramos o projeto do grupo de Daniela de França. As estudantes de enfermagem mostram com dados científicos e pesquisas regionais, como a Covid afetou neurologicamente as pessoas, com ‘perda parcial de memória’.

Esses são alguns dos exemplos, já que a FAITEC conta com trabalhos também das graduações em Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Pedagogia e Psicologia. É possível conhecer todos em apenas uma noite. O público pode interagir com os alunos, na iniciativa que busca ampliar o conhecimento.

Cláudia Mesquita, vice-diretora, reforça que os trabalhos “são preparados pelos alunos desde março. Eles trabalharam intensivamente nos projetos e passaram por duas bancas examinadoras, que selecionaram os melhores para participar da FAITEC”.

Vocação para o empreendedorismo

O diretor da FAI, Alexandre Franco de Magalhães, destaca que os projetos participantes demonstram o incentivo ao empreendedorismo e inovação, presentes na instituição. Ele comemora o retorno da feira em formato presencial e fala da vocação de formar pessoas prontas para as necessidades do mercado de trabalho.

“A FAI é bem reconhecida pela sua formação empreendedora. Ela tem uma importância muito grande para Santa Rita, a região e o país. Isso porque nós temos hoje formação de mão de obra qualificada, onde nossos alunos atuam em grandes empresas, dentro e fora do Brasil.”

Jurados elegem os trabalhos que serão premiados na sexta-feira (21/10). Projetos que se destacam pela inovação podem concorrer à vaga na incubadora de empresas, “montar o seu próprio negócio e depois caminhar gerando emprego, renda e movimentar os negócios no município e na região”, destaca Magalhães.

Mais Lidas