Notícia

Invasão e tumulto fazem torcida do Paraná ficar retida no Manduzão

PM precisou intervir com spray de pimenta e balas de borracha; até um bebê precisou de atendimento; torcida só saiu após 1h20 do jogo

Iago Almeida / 15 agosto 2022

 

 

O fim da partida entre Pouso Alegre e Paraná, que garantiu a classificação dos donos da casa para às quartas de final da Série D, foi marcado por tumulto e intervenção da Polícia Militar no meio da torcida adversária. Torcedores do Paraná tentaram invadir uma área restrita e acabaram ficando retidos no Manduzão por mais de uma hora após o jogo.

Os torcedores das duas equipes já estavam bastante exaltados durante a partida, mas com o apito final, que confirmou a classificação do Pousão, muitos começaram a se provocar de maneira mais agressiva, usando gestos e palavras de insulto.

Em dado momento, um grupo de torcedores do Paraná começou a pular as grades que separavam as torcidas, se dirigindo para confrontar os torcedores do Pouso Alegre. A Polícia Militar informou, em nota, que pediu calma aos torcedores por várias vezes, mas eles não obedeceram e continuaram a invadir o local.

Com isso, a PM precisou usar de força não letal com o objetivo de restabelecer a ordem e garantir a segurança da grande maioria dos torcedores; foram usados instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO) como cassetete, spray de pimenta, disparos de balas de borracha, granadas de gás lacrimogêneo e efeito moral.

“A ação foi direcionada ao grupo de cidadãos que provocavam desordem e invasão do local não autorizado, ato este que colocava em risco a integridade de ambos os lados, motivo pelo qual, foi estritamente necessário à intervenção pelos militares com o uso de força proporcional para o controle da desordem que havia se instalado”, explicou a PM.

Além disso, os torcedores paranaenses ainda arremessaram pedras de gelo de um bar móvel que havia sido montado na área destinada para torcida visitante, além de chutes e pontapés nas grades como tentativa de romper o bloqueio do alambrado. A contenção do incidente contou também com a atuação de seguranças particulares contratados pelo Pousão, clube mandante.

“Após o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo em ambas as torcidas, principalmente naquela que tentou invadir área destinada ao público do time local, foi possível controlar a crise, restabelecendo a ordem e, principalmente, manter ambas torcidas nos locais destinados a elas”, completou a nota da PM.

Foto: Reprodução InStat

Bebê passou mal

Devido ao gás de pimenta e granadas de efeito moral, muitas pessoas passaram mal nas arquibancadas e precisaram ser atendidas pelos médicos e bombeiros que estavam no gramado. Entre as vítimas está um bebê, segundo o Corpo de Bombeiros, de menos de 1 ano. Não há um número exato de pessoas atendidas durante a confusão.

“Todas as pessoas que manifestaram necessidade de atendimento médico foram acolhidas, medicadas e liberadas pelas equipes de saúde responsáveis”, explicou a PM. “As mesmas apresentavam ferimentos leves e dificuldades respiratórias , porém, nenhuma foi conduzida ao atendimento médico hospitalar”, completou o Corpo de Bombeiros.

Atraso para deixar o estádio

Seguindo o protocolo de segurança, a Polícia Militar contou que a equipe visitante foi mantida dentro do Estádio Manduzão até a dispersão dos torcedores da torcida do Pouso Alegre. Eles só conseguiram sair do local 1 hora e 20 minutos após o jogo.

“Foi montado dispositivo de segurança para evasão da torcida visitante, bem como o imediato embarque nos ônibus. Logo em seguida, foi realizada escolta da torcida organizada da equipe visitante até local seguro na rodovia pertinente ao retorno deles ao Estado de origem”, disse a PM.

Nossa reportagem também entrou em contato com o Pouso Alegre, que informou apenas que “os responsáveis pelo policiamento estavam lá no atendimentos aos torcedores. Nós levamos água e demos suporte para os médicos”, disse. O próximo adversário está confirmado e será o ASA de Arapiraca.

Mais Lidas