
Mirante de Santa Sara em Pouso Alegre é o primeiro do mundo em homenagem à padroeira dos ciganos. Imagem: Terra do Mandu
A maior festa cigana da América Latina acontece no Santuário de Santa Sara Kali, em Pouso Alegre, neste sábado (24/5) dia da padroeira e domingo (25/5). O evento que atrai turistas do Brasil e exterior tem peregrinação, atendimentos espirituais, bailado, cerimônia da fogueira e ações culturais.
A Slava é a principal festa do Santuário Sara Kali. O tema desta edição é ‘Caminhando com os Ciganos’. Santa Sara é a padroeira universal do povo cigano e da fertilidade.
Essa festa visa fortalecer a devoção, espiritualidade e preservação da cultura cigana. Ela é realizada de 8h às 19h, em ambos os dias.

Bailarina Sabrina G. dança bailado no Slava do Santuário Santa Sara Kali. Imagem Nayara Andery.
O Santuário tem o maior mirante de Santa Sara no mundo. Ele está localizado na Estrada Municipal Joaquim Rezende Filho, Bairro dos Ferreiras. O local tem entrada gratuita e abre de terça a domingo, de 9h às 17h. Os atendimentos espirituais são toda quarta-feira às 19h, quinta-feira às 14h e aos sábados às 10h e 15h.
O que aproveitar na Slava
A programação inclui peregrinação ao Mirante Sara Kali, atendimentos espirituais, aula de dança, o tradicional bailado ao redor da fogueira. O horário de almoço é de 11h às 14h30 e o local comercializa alimentação, produtos voltados à espiritualidade e acessórios.
Cores, saias rodadas, camisas de cetim e leques predominam em todo o evento, pois o público costuma ir vestido com trajes e acessórios ciganos. Essas roupas não são exigidas, mas ajudam os participantes a entrarem no clima da festa.
O público pode passar o dia todo no local, por isso a sugestão dos organizadores é levar óculos de sol, chapéu, boné, carregador portátil, sapatos fechados, casaco de frio e guarda-chuva. A organização pede que as pessoas levem documentos e garrafa de água. O local tem uma fonte dedicada à Santa Sara Kali.
A recomendação é para não utilizar câmeras fotográficas profissionais, roupas muito decotadas, bebidas alcoólicas, substâncias ilícitas e/ou inflamáveis e armas de qualquer tipo.
O Santuário tem o primeiro e maior mirante de Santa Sara no mundo A imagem dourada de 7 metros de altura fica no topo da colina, a 860 metros de altitude. O complexo inclui gruta, campo e espaço de atendimento espiritual.
Na gruta há muitas pedras naturais que cercam a imagem de Santa Sara. Parte delas são doações de peregrinos brasileiros e de vários países como Portugal e Egito. A água que sai da gruta é considerada abençoada.
Como chegar no Santuário
O santuário está localizado no bairro dos Ferreiras, zona rural de Pouso Alegre. O acesso é pela rodovia Fernão Dias, com entrada no viaduto do bairro rural Algodão. A estrada do bairro é asfaltada.
Tem transporte coletivo em direção ao local. A Expresso Planalto vai colocar linhas regulares e extras nos dois dias da Slava. A linha Centro-Itaim/Santuário Sara Kali sai da Avenida Duque de Caxias (Centro) em direção ao Santuário e retorna ao Centro. Confira os horários especiais do transporte coletivo:
Sábado (23/5)
Embarque no Centro, sentido Santuário – Linha regular às 8h10, 13h20, 15h30 e linha extra às 17h30.
Retorno com embarque no Santuário, sentido Centro – Linha regular às 9h20, 14h30, 16h30 e linha extra às 18h40.
Dia de Santa Sara – domingo (24/5)
Embarque no Centro, sentido Santuário – Linha regular às 8h, 13h35 e 15h30 e linha extra às 17h30.
Retorno do Santuário, sentido Centro – Linha regular às 9h, 14h40, 16h30 e linha extra às 18h40.