Notícia

Julho é o melhor para o turismo no Circuito das Águas após retomada

Ocupação nos meios de hospedagem chegam a 100% e postos de trabalhos perdidos na pandemia já foram ocupados. Cidades têm festivais e rotas para os visitantes.

Magson Gomes / 16 julho 2022

São Lourenço é o principal destino no Circuito das Águas. Foto: Davi Amorim

As cidades que formam o Circuito das Águas, no Sul de Minas, projetam que julho de 2022 será o melhor mês para o turismo, desde a retomada, ainda no ano passado. O setor foi um dos mais atingidos no período mais crítico da pandemia de Covid-19.

Em São Lourenço, principal destino do circuito, a estimativa é que, no mês de julho, sejam movimentados cerca de R$ 15 milhões na economia ligada ao turismo. Cada visitante deve gastar, em média, R$ 500 por dia para locomoção, hospedagem, alimentação, distração e compras. A cidade deverá receber, pelo menos, 30 mil pessoas no mês.

“É o melhor momento após a retomada do turismo. A vacinação avançada e casos que necessitam apenas de isolamento, sem internação em hospitais, então, isso causa uma certa segurança para quem viaja”, avalia o secretário de Turismo e Cultura de São Lourenço, Alexandre Melo.

“Mês de julho representa a consolidação da retomada do mercado do turismo, trazendo mais confiança. As taxas de crescimento vêm sendo ampliadas, em função das respostas que o mercado vem dando”, afirma o presidente da associação que reúne as 13 cidades do circuito, Filipe Condé.

Caxambu é uma das principais estâncias hidromineral do Brasil. Imagem: Divulgação prefeitura

De acordo com Condé, que também é secretário de Cultura e Turismo de Caxambu e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais, o estado teve uma curva maior de crescimento do que a média nacional.

As cidades do circuito são estâncias hidrominerais oferecem diversos atrativos para os visitantes. Destaque para os famosos parques das águas de Caxambu, São Lourenço, Cambuquira e Lambari.

Caxambu é famosa por ser considerada a mais tradicional estância hidromineral do Brasil e possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza. Há ainda festivais neste mês para atrair mais visitantes. Entre os dias 14 e 17 tem o Festival de Queijo, Café e Cachaça.

São Lourenço, além do Parque das Águas, que recebe milhares e pessoas todos os meses, têm atrativos como o passeio de Maria Fumaça até Soledade de Minas, num trajeto de 10 km, com música ao vivo, voos de balão sobre a cidade e eventos, como o 8º São Lourenço Jazz e Blues, que acontece nesta segunda quinzena.

Em todo o circuito, são cerca de 10 mil leitos de hospedagem. A projeção é de ocupação de 95% a picos de 100% para os próximos finais de semana de 14/07 a 17/07 e de 21/07 a 24/07, que concentram os festivais de inverno.

Tem ainda as visitas a propriedades rurais e urbanas, como as rotas do café, do queijo, do azeite, da cerveja e as vivências rurais, nas fazendinhas. Nos roteiros, os visitantes têm de três a quatro dias cheios de programação.

Mudança de comportamento

Ainda de acordo com os secretários, o turismo local é impulsionado devido à alta cotação de moedas estrangeiras como dólar e euro, somada ao valor das passagens aéreas.

A pandemia também mudou o comportamento das pessoas. “A tendência que as pessoas busquem experiências em ambientes naturais, em cidades menores. Locais que eles possam ter convivência segura em família ou em grupos de amigos”, explica o presidente do Circuito das Águas.

“Estamos no eixo Rio, São Paulo e Belo Horizonte, num raio de 350 km, o que facilita as viagens de carro”, conta Alexandre Melo, de São Lourenço.

Ainda como tendência nessa retomada é que as pessoas façam mais viagens ao longo do ano, e não mais aquelas longas viagens. “O que é bom para os destinos turísticos de Minas Gerais”, diz Condé.

Postos de trabalho retomados e vagas temporárias criadas

Os postos de trabalham que haviam sido perdidos durante a pandemia já foram ocupados, novamente e já surgem novas vagas temporárias, com o aquecimento do turismo.

Nessa alta temporada do turismo de inverno e de férias de julho, o Circuito das Águas abre cerca de 750 vagas temporárias e emprego, ligadas aos meios de hospedagem aos trabalhadores nos eventos da época, como os festivais.

A expectativa é de crescimento para os próximos anos, com a derruba dos vetos às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo haverá mais verba circulando para os setores de cultura e turismo.

O presidente do Circuito das Águas também afirma que os empresários e empreendedores do setor receberam incentivo e estão preparados para oferecer segurança e novas experiências aos turistas.

“A expectativa é que, no final do ano, as empresas tenham liquidez para voltar a investir em modernização e ampliação dos empreendimentos. É um cenário muito favorável, frente a toda dificuldade que o setor de turismo e cultura passou”, finaliza Condé.

São Lourenço/MG. Imagem: Davi Amorim

Mais Lidas