Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Beco do Fhran tem cenário inspirado em Beco do Batman

Foto: Terra do Mandu

Neste fim de semana foi inaugurado em Pouso Alegre o “Beco do Fhran”, travessa que tem início na Rua Bom Jesus, na altura do nº 845, e término na Rua Cel. Ribeiro de Abreu. A travessia passou por revitalização e ganhou grafites, recebendo o nome em homenagem ao B-boy, grafiteiro e dançarino, Francisnei Santos de Oliveira.

“Vai ficar um beco que vai servir de referência e de exemplo para a nova geração que está chegando, para a juventude. E está todo mundo convidado para colar aqui no beco”, convidou William Fernandes (Rowe), representante do coletivo de escritores de Graffiti Area 35 Crew.

 

 

O jovem morreu decorrente de um acidente de moto em dezembro de 2021, na rua Bom Jesus, e seus amigos e parceiros foram os grandes incentivadores do evento, que aconteceu no sábado (02/07) e domingo (03/07). Além disso, o projeto de lei que deu origem ao nome é de autoria do vereador Igor Tavares.

“Com a contribuição de todos os seus amigos escritores de grafite, a travessa hoje vazia irá se tornar uma referência histórica, artística e cultural do município, ao eternizar a memória do pai de família, marido, filho querido, trabalhador e talentoso artista Francisnei Oliveira, numa parte do coração da cidade que será reconhecida por todos nós pouso-alegrenses como o BECO DO FHRAN.”, aponta o vereador Igor Tavares.

 

 

O local ainda tem cenário de fotos e visitação, inspiradas no famoso Beco do Batman, localizado na capital de São Paulo. O evento contou com apresentação de DJs e realização de artes em grafite ao longo do dia e, ainda, com a presença do grafiteiro Binho Ribeiro, artista que criou artes presentes do local em São Paulo.

”O Fhran adorava o grafite, e não tem nada mais justo do que homenagear o nosso amigo dando vida a esse beco com pinturas bem legais e eternizando o nome dele para sempre na história de Pouso Alegre”, diz o artista Jefferson Vilela, Tedeo

 

O acidente

No dia 19 de dezembro de 2021, o artista de 31 anos, foi vítima de um acidente na rua Bom Jesus, gerando grande comoção na cidade. Após o acidente, amigos fizeram um protesto no local pedindo mais segurança para a categoria, dado que Fhran também trabalhava como motoboy e estava indo fazer uma entrega na hora do acidente.

Ele seguia pela Rua Bom Jesus quando um carro não respeitou a Parada Obrigatória no cruzamento com a Rua Monsenhor Dutra. Fhran deixou a esposa e três filhos e morreu horas depois do acidente, em 19 de dezembro de 2021. O corpo de Francisnei foi sepultado em Datas, cidade que fica na região de Diamantina.