Notícia

Envenenamento de cães de rua assusta moradores do Sertãozinho

Já são 7 cães e 1 gato envenenados e apenas 2 sobreviveram. Polícia foi acionada e caso foi parar no Ministério Público.

Nayara Andery / 29 junho 2022

Envenenamento de cães de rua assusta moradores do Sertãozinho. Foto: cedida ao Terra do Mandu

Cães que eram cuidados por moradores do distrito do Sertãozinho morreram envenenados, desde 16 de junho, em Borda da Mata. O A população está assustada e nos últimos dias realizou até um enterro coletivo dos animais de rua. Dos 7 cães e 1 gato envenenados, apenas 2 sobreviveram.

O Sertãozinho fica na zona rural e uma cena comum é ver animais de rua. A moradora e secretária, Rafaela Heloísa, denuncia que os envenenamentos ocorrem há cerca de um mês mas, agora, são frequentes. Eles são “animais dóceis, que não faziam mal a ninguém. E depois de quarta-feira (16/06) só foi piorando. Todos os dias tinham animais envenenados.”

Moradores enterraram os animais em um terreno do distrito. Um dos animais foi parcialmente desenterrado e urubus foram encontrados mortos no local. A suspeita é que os urubus morreram após também ingerir veneno.

Os cães e o gato tiveram os mesmos sintomas e morreram da mesma forma, por isso a suspeita de envenenamento. Júlia e Lua são as únicas duas cadelas que sobreviveram nessa semana. Veterinários confirmaram a suspeita de envenenamento.

Um boletim de ocorrência foi registrado pelo morador e é escrivão da Polícia Civil de SP, Jurandir de Matos. Ele fica entre a residência de SP e do Sertãozinho, onde ajuda a cuidar dos animais.

Material que cães comeram com carne é encontrado

Jurandir se reuniu com moradores e foi até o local onde os animais morreram em busca de provas. “Pra minha surpresa a gente conseguiu localizar no campo de futebol uma sacolinha plástica com carne dentro e em volta da carne tinha um líquido branco.”

O material foi recolhido e enviado para análise. “Eu trouxe aqui para a delegacia de Paulínia com todos os cuidados, congelei a carne e já encaminhei para o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. Estou aguardando o laudo chegar para saber que tipo de veneno estava naquela carne.”

Comunidade se une para ajudar cães

Uma rifa foi organizada por moradores para tentar cobrir as despesas com os cães atendidos. Como todos os que foram envenenados são animais de rua, a população se mobiliza desde o socorro, até os cuidados pós trauma dos cães. As duas cadelas sobreviventes passam bem.

Em um dos casos, a despesa com a clínica veterinária ficou em R$ 593,00. No comprovante consta o uso de sonda nasogástrica e de um medicamento que combate envenenamento e toxinas.

Crime no Sertãozinho vai parar no MP

“É horrível, cruel, desumana essa situação no distrito. Espero que a justiça seja feita e que uma providência seja tomada, pois os animais não mereciam morrer dessa forma tão cruel”, desabafa Rafaela. “Os envenenamentos continuam. E ontem (28/06) deram para mais dois animais. Um infelizmente faleceu e a outra conseguimos salvar.”

Jurandir acionou o Ministério Público, na segunda-feira (27/06). “Fiz um requerimento informando o acontecido para o promotor de justiça e solicitando uma investigação mais profunda, pois o caso é sério.”

Dois boletins de ocorrência foram feitos pelo policial. O primeiro conta sobre pelo menos quatro mortes, até 16 de junho. O segundo é um de apreensão, registrado na delegacia de Paulínia para análise da substância. Na próxima semana ele vai prestar depoimento ao promotor, em busca de uma solução.

Para fazer denúncias basta ligar para 181 (Disque Denúncia) ou para o 190, da Polícia Militar. A ligação pode ser feita de forma anônima.

Mais Lidas